TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 20 de março de 2020

Barrocas e Biritinga registram suspeitas de infecção pelo coronavírus

Chega a três o número de pacientes que receberam atendimento médico por suspeita de infecção pelo novo coronavírus na microrregião de Serrinha. Esse número se refere aos casos oficialmente divulgados como suspeitos nos municípios de Serrinha, Barrocas e Biritinga.
Na manhã desta quinta-feira, 19, o secretário de saúde de Serrinha, Alexandre Taim, divulgou nota confirmando a investigação de um caso no município. "O comitê de contingenciamento do coronavírus criado pela prefeitura de Serrinha foi informado sobre a existência de um caso suspeito na cidade. O LACEN foi acionado e foi realizado teste no paciente que permanece em isolamento domiciliar e sendo monitorado pela vigilância epidemiológica", diz a nota.

Em Barrocas, a 18 km de Serrinha, uma mulher de 49 anos também vem sendo acompanhada. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente apresentou sintomas semelhantes aos do coronavírus e está em isolamento no Hospital Municipal. Enquanto aguarda o resultado dos exames, a prefeitura informou que tem tomando as providencias para prevenir que outras pessoas sejam afetadas. "Pedimos à população que só procure o hospital em caso de emergência. A prefeitura, junto com a vigilância epidemiológica segue acompanhado de perto essa situação", disse a gestão em nota.

O prefeito de Biritinga, cidade que fica a 23 km de Serrinha, também informou que a Secretaria de Saúde do Estado foi acionada. Em comunicado desta quinta-feira (19), a gestão local informou que o caso suspeito é de um médico, que atua no posto de saúde do povoado Pontal, que teve contato com uma pessoa que testou positivo para o novo coronavírus.

O médico, segundo o prefeito, reside em Salvador e, mesmo sabendo dos riscos, manteve contato com colegas de trabalho e atendeu pacientes na comunidade rural. A prefeitura recomendou o isolamento de todas as pessoas que tiveram contato com o médico enquanto o caso dele estiver sendo investigado. O isolamento serve como precaução para evitar a propagação da Covid-19.

A Bahia contabiliza 30 casos confirmados do novo coronavírus. Destes, 18 são na capital, cidade que mais tem infectados no estado. Em seguida, aparecem Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2) e Prado (1). De janeiro até as 14h desta quinta-feira (19), foram notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus 998 casos na Bahia. Além dos 30 confirmados, 443 foram descartados e 525 aguardam análise laboratorial.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “as equipes da vigilância estadual e municipais estão trabalhando ao máximo para reduzir a velocidade de novos casos e até o momento, a cadeia de transmissão está identificada”.

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar. Outras informações podem ser obtidas no link: www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. 

Do Portal Cleriston Silva PCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.