TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 17 de abril de 2020

ICHU-Realizada videoconferência para tratar da possível reabertura do comércio local

Aconteceu na última quinta feira, 16 de abril de 2020, na Secretaria Municipal de Saúde de Ichu Bahia, uma videoconferência para tratar da possível reabertura do comércio ichuense.

Estiveram presentes o Prefeito Carlos Santiago, a vereadora Celidalva Oliveira, o procurador geral do município Dr Sabino Neto, o secretário de Saúde Edcarlos Silva, a coordenadora de Atenção Básica Denieire Santiago e a Coordenadora da Vigilância Sanitária Camila Sampaio.

O momento foi Conduzido por Adailton Conceição, presidente do Conselho Municipal de Saúde e comunicador do Programa Comunidade Independente da Rádio Comunitária Independente FM, bem como transmitido via live por Valdir Carneiro do Ichu Notícias com o objetivo de alcançar todos os comerciantes.

Carlos Santiago disse que teve a iniciativa de convocar essa videoconferência através da rádio para esclarecer bem como ouvir os comerciantes que estão chateados em estar com o comércio fechado. Segundo ele, Todas a medidas elaboradas pelos decretos foram com base nas medidas feitas pelo ministério da saúde e que infelizmente são situações que fogem do nosso controle.  Por isso  a participação de todos é de suma importância para trocar as opiniões e tomar as futuras medidas. "Não queremos prejudicar ninguém mas precisamos nos conectar e decidir o que for melhor para a saúde de todos"- enfatizou.

Edcarlos disse ser uma satisfação contribuir para tirar as dúvidas. A secretaria está com as equipes devidamente treinadas e com os EPIs e que tem lutado para que estes não venham a faltar além da preocupação que a equipe tem com as medidas para a população. 

"Estamos fazendo medidas educativas com rondas na sede e zona rural juntamente com a secretaria de administração, guardas municipais, Polícia Militar e vigilâncias que estão indo de comercio em comércio orientando os comerciantes para que todos falem a mesma língua".

Camila Sampaio agradece essa oportunidade onde a situação que o mundo vem passando não é fácil e em Ichu não é diferente. segundo ela, o município  de Ichu tem sido  rígido  e o isolamento  horizontal  deve acontecer,  uma vez que  a gestão  tenta se organizar  para uma  eventual  chance  de caso. "A VIEP, a VISA tem feito várias ações para conscientizar a população porém encontramos algumas resistências em fazer valer as medidas do decreto Municipal. Estamos aqui para garantir que este documento seja seguido e respeitado. Há uma inquietação enorme onde as pessoas tem se mostrando insatisfeita mas, foram necessárias essas medidas para que a gente conseguisse organizar melhor a saúde do município com estratégias de contenção. O município está vigilante o tempo todo peço que se conscientize e façam valer o distanciamento social. Ela é necessária". -Completou.

Denieire falou das ações realizadas pela Atenção Básica. Dentro dessas, pediu que a população seja participativa no processo. "Sei que não é fácil mas, precisamos pensar qual a consequência disso lá na frente. A Atenção Básica vem trabalhando com a  forma de diminuir a aglomeração de pessoas, cumprindo o decreto, colocando apenas urgência e emergência.  O pré natal foi mantido por horário agendado. Preparamos uma sala para fazer o atendimento em casos suspeitos, temos os ACS que estão atentos na divulgação dessas informações sendo eles os que ficam sinalizando essas pessoas. Então estamos todos numa só linha de pensamento: O cuidado com o outro".- Denieire.

Sabino Neto disse que infelizmente essa é uma situação nova e que é preciso seguir as orientações do Ministério da Saúde. "Precisamos editar medidas legais para evitar que essa pandemia crie um nível alto de contaminação. Decorrente disso, fizemos o decreto onde é permitido que os essenciais fossem abertos. Se nao adotássemos essas medidas em Ichu, poderia acontecer o pior. Estas vem sendo feitas visando evitar uma situação de caos. Não basta atribuir ao município atividades sem que a população contribuía com as medidas adotadas. Essa não é uma situação permanente mas enquanto não estivermos seguros, manteremos esse isolamento.

Celidalva destacou que a reunião foi proclamada pela Câmara no intuito de fazer algo pelo nosso município. Para ela, o município de Ichu não  suporta uma provável causa de corona. No entanto, ressaltou que o momento  de tomar decisão é  muito difícil. 

"Não é fácil estar aqui onde ouvimos apelos por todos os lados. Sabemos que o comércio de Ichu está vivendo uma situação muito ruim onde as vendas já são poucas e nesse paradeiro fica bem pior. Mas é preciso atender essas orientações".

Foi aberta a participação dos comerciantes que se mostraram insatisfeito com a situação atual e que para muitos, os considerados essenciais estão descumprindo o distanciamento e as aglomerações e que é preciso rever essa situação já que o comércio tem pouco fluxo de pessoas e dá para manter aberto havendo o distanciamento e as medidas de segurança estabelecidas pelo ministério. Para eles, é triste chegar o final do mês e não saber como pagar as contas que estão vencidas bem como  não saber como colocar comida na mesa. 

Sobre os comércios que estão abertos, o prefeito  reconheceu  haver aglomeração, mas disse que é uma situação que as vezes não é  possível  controlar a todo instante. Para ele, é  necessário ter responsabilidade e que vem adotando medidas  para não afetar  a comunidade. Reconheceu que a situação  dos comerciante é  um tanto  complicada, mas jamais queria ser omisso a situação que estamos vivenciando. Carlos  frisou  que deseja encontrar  uma alternativa, mas que ate então permanece os decretos  em vigor, tendo em vista  o estado de calamidade que fora adotado.

Sabino foi questionado sobre a abertura  de um comércio  e outro  não.  Para ele, se não estabelecer penalidades, muitos não cumpriria, mas que  esse jamais será o desejo da gestão. Complementou dizendo  que se o Decreto for descumprido, haverá sim adoção  de medidas  cabíveis.  Parabenizou boa parte da população  por estar cumprindo  o que está na Lei e por esse  motivo  não temos nenhum caso registrado. se autorizar a abertura do comércio,  se  autoriza a circulação  de pessoas  na cidade. Ressaltou que o momento não é de imposição  e sim de construir  estratégias.

Sobre a fiscalização, o Secretário de Saúde apresentou uma escala diária  que foi elaborada pela Secretaria. Para ele, está  havendo sim a fiscalização. Hoje Ichu está teoricamente confortável mas na~ão podemos nos acomodar. Edcarlos  reforçou  que deve haver uma  parceria  entre poder público  e comunidade  para haver direcionamento  e denúncias, pediu para comunidade entrar em contato com o ACS de sua localidade.

O prefeito se comprometeu em realizar  mais uma reunião ate segunda feira  para lançar estratégias que serão adotadas e definidas no comitê de gestão e destacou como  importante a participação  de um  representante  do comércio  no Comitê  de Gestão  de Crise que acontecerá as 09 hrs na próxima segunda feira, 20 de abril. Agradeceu a Rádio Independente FM bem como Valdir e André Luiz que vem levando a informação precisa a toda população.

Edcarlos agradeceu a participação de todos, do diálogo criado entre sociedade e gestão, bem como a rádio Independente, os sites e blogs e a toda equipe que se dedica incansavelmente para manter o município sem nenhum caso. 


Por Cida Carneiro e Emerson Pablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.