TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 13 de junho de 2020

Ichu: Agentes de Endemias intensificam ações no combate a Dengue, Zica e Chikungunya

Apesar da pandemia que o mundo vive por conta do novo coronavirus, a dengue, zica e chikungunya, doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti também tem sido uma preocupação da Secretaria de Saúde de Ichu que tem intensificado às ações no combate ao mosquito transmissor.
Paralelo aos trabalhos de combate ao COVID-19 os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) de Ichu, estão trabalhando arduamente no combate a essas outras doenças já que o tempo chuvoso é propicio para proliferação de lavas do mosquito. 
Em locais de foco, onde é constatado casos confirmados, estão sendo realizados o trabalho de bloqueio, um método utilizado na aplicação do inseticida.
Um dos principais desafios dos agentes é a falta de larvicida por parte do Ministério da Saúde, produto que é utilizado onde tem água acumulada para evitar proliferação das lavas. Contudo, um controle biológico por parte dos agentes tem surtido efeito com a utilização de piabas nos reservatórios, conforme você ver no vídeo abaixo.  
A população precisa contribuir com medidas simples e muito importante, como: 1) manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água; 2) lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; 3) manter caixas d'agua bem fechadas; 4) remover galhos e folhas de calhas; 5) não deixar água acumulada sobre a laje.
Além da dengue, os agentes também estão contribuindo no enfrentamento da COVID-19 com desinfecção das ruas e praças assim como de órgãos público municipal. O Ichu Notícias chegou a registrar a desinfecção de uma das áreas comercial de Ichu - Praça Hildebrando Cedraz.
Aguarde que em breve iremos divulgar as estatísticas da dengue em Ichu, inclusive o Índice de Infestação Predial (IIP) que é um dos indicadores mais utilizados para avaliação de situação de risco para transmissão da dengue, chikungunya e zika nos municípios.
No vídeo abaixo você confere os agentes trabalhando na desinfecção no Centro de Abastecimento com hipoclorito de sódio.
Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.