TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 30 de agosto de 2020

Bahia comemora pela primeira vez o dia do Vaqueiro; deputado Alex da Piatã presta homenagem

Apesar de não ser considerado feriado civil, o dia do Vaqueiro pode ser comemorado, pelo calendário oficial de Eventos do Estado, sempre no último domingo do mês de agosto
Deputado presente em Curaçá no Norte da Bahia onde promove uma das maiores festas de vaqueiros do Nordeste
O deputado Alex da Piatã, líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, postou um vídeo em suas redes sociais o qual homenageia a todos os vaqueiros da Bahia. Neste dia 30, último domingo do mês de agosto, é comemorado o dia do Vaqueiro no Estado, lei em vigor graças a um projeto de autoria do político.

“Meus amigos hoje é dia especial, dia estadual do Vaqueiro na Bahia. É o primeiro ano que comemoramos o dia do Vaqueiro que foi um projeto aprovado em novembro do ano passado. Uma classe querida e representativa do povo do nordeste, com uma cultura milenar que precisamos valorizar muito. A figura do vaqueiro se confunde com a figura do sertão e do povo nordestino. Deus abençoe a todos os vaqueiros baianos”, afirmou.

Pela lei número 14.179 de 27 de novembro de 2019, sancionada pelo governador Rui Costa (PT), apesar de não ser considerado feriado civil, o dia do Vaqueiro pode ser comemorado, pelo calendário oficial de Eventos do Estado, sempre no último domingo do mês de agosto.

Desde 2011, a figura do vaqueiro se transformou em um patrimônio imaterial da Bahia, através da sanção do Decreto n° 13.150, pelo então governador Jaques Wagner (PT), na inserção do Livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer o Ofício de Vaqueiro em ação vinculada ao o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). 

Do Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.