TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

ICHU- Campanha de vacinação anti-rábica tem inicio dia 20.

A coordenadora da VIEP (Vigilancia epidemiológica) Nayla Ramos divulgou nesta quarta feira, o calendário parcial de vacinação anti-rábica para cães e gatos que terá incício amanhã, 20 de agosto na região de Casa Nova, Barro Preto, Faz Briosa e comunidades próximas.
O dia D no Bairro cortiço está previsto para acontecer no dia 28 e a campanha no Barracão para o dia 29 de agosto de 2020.

Raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Cabe aos serviços de Saúde municipais o controle da transmissão da doença na zona urbana(na zona rural, a vigilância sobre os animais fica a cargo da Adagro). Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a campanha de vacinação contempla, apenas, as populações canina e felina

Nayla lembra que a campanha se faz importante, porque só através da vacina de cães e gatos é que pode ser evitada a raiva humana”. A raiva é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.

Recomendações médicas - Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte.

Vale lembrar que o tratamento profilático anti-rábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e sagüis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina anti-rábica canina também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos.  

A equipe está realizando um cronograma de forma que essas atividades aconteçam de forma segura seguindo todas as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Vale ressaltar que os Agentes Comunitários de saúde estão fazendo via telefone a busca desses animais e estará informando o dia de cada localidade para que nenhum animal fique sem receber a vacina. 

Por Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.