TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 31 de janeiro de 2021

Artesãos de Feira de Santana iniciam ações de projeto aprovado pelo IPAC

A Associação dos Artesãos de Feira de Santana (AAFS) deu início às primeiras atividades do projeto “Saberes e fazeres dos artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana”, que prevê oficinas de artesanato em formato virtual, produção de um vídeo documentário sobre a história dos artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana e a criação de um site para comercialização dos produtos artesanais dos associados. O projeto será concluído no próximo mês de abril.

Para a presidente da Associação, Lícia Maria Jorge, a iniciativa visa destacar a importância cultural dos artesãos feirenses e servirá como uma espécie de denúncia para a atual situação destes profissionais.

 

“Esse projeto vai mostrar que nós existimos sim, desde a antiga Feira da Getúlio Vargas, passando pelo Centro de Abastecimento, pelo projeto Cabana, e hoje estamos aqui neste Galpão Provisório da rua Olímpio Vital, um espaço que não atende às nossas atuais necessidades”, declarou Lícia Maria Jorge, presidente da AAFS desde a sua fundação e artesã que herdou dos seus pais a habilidade de trabalhar com couro e sisal.

 

Dona Zélia Pereira de Oliveira é uma das artesãs que mais sofreu com as mudanças. Atualmente, não possui local para expor os seus artesanatos e enxerga nesse projeto uma esperança para que os seus produtos possam ser vistos também através da internet. “Estou sem box desde 2017”, declarou a artesã que comprova sua atividade desde 1967.

 

O projeto “Saberes e fazeres dos artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana” possui o apoio financeiro do estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), via lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.


Do Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.