TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 24 de janeiro de 2021

Momento profano da Festa do Sagrado Coração de Jesus em Ichu não acontecerá em 2021 por conta da pandemia.

Com quase um século de existência, a Festa em Louvor ao Sagrado Coração de Jesus padroeiro do município de Ichu, região sisaleira da Bahia, será realizada esse ano (2021) entre os dias 29 de Janeiro a 07 de Fevereiro. Confira a programação.   

Por conta da pandemia, o evento religioso que é o mais esperado da região, não contará com o momento profano e cultural, ou seja, o desfile de baianas, concurso de máscaras, alegorias e carros alegóricos.

Foto: Arquivo AL NOTÍCIAS

Orquestra Muvuka de Pé de Serra animando os foliões. (Foto: Arquivo AL NOTÍCIAS)
Realizada sempre no primeiro dia festivo do novenário (sexta-feira) e conhecida como festa das Caretas ou festa de Fevereiro, a lavagem passou por muitas transformações, ganhando fama em toda a Bahia, sendo inclusive matérias na TV Subaé (Rede Bahia). 

Foto: Arquivo AL NOTÍCIAS  

O momento profano da festa em louvor ao Sagrado Coração de Jesus é organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que além de montar toda a estrutura, com recursos próprios e apoio de parceiros a exemplo do comércio local, distribui premiação e dinheiro, além de brindes.  

Foto: Arquivo AL NOTÍCIAS
Nos últimos anos, foram surgindo grupos de amigos que se unem na confecção de máscaras, alegorias e carros alegóricos, a exemplo de Wadson Adelídio, que há doze anos cria suas artes e já ganhou prêmios por diversas vezes. Ele diz que é com muita tristeza que esse ano a festa não acontecerá, mas entende que em primeiro lugar deve estar a saúde.    

Foto: (Arquivo Pessoal)

Whadson mostrando toda a sua criatividade.  

Michel Alves, conhecido como Michel de Xangô, 32 anos, ele diz que desde os 15 anos de idade fabrica máscaras para participar desse evento, e segundo ele, na maioria das vezes não é pensando na premiação em dinheiro, mas sim na diversão e a alegria que a festa proporciona.   

Veterano na confecção de máscaras e alegorias, o artesão Didil Pastor, disse lamentar profundamente pelo momento em que o mundo está vivendo por conta da COVID-19. Ele ressalta que o concurso de máscaras é muito conhecido na região, mas acredita que com a fé em Deus, no ano quem vem a festa acontecerá normalmente.   

Um dos responsáveis pelo grupo Nova Geração, Luzimário Soares, que preferiu não gravar vídeo, declarou ao AL NOTÍCIAS que mesmo não havendo o concurso de máscaras esse ano, ele vai expor em algum local da cidade algumas de suas criações, pois ainda guarda em um galpão, visando preservar suas artes. Lamentando não acontecer esse momento tão esperado em virtude da pandemia, Luzimário que com o seu grupo já ganhou vários prêmios, acredita que no ano que vem será diferente.   

Foto: Arquivo Pessoal 
Luzimário (primeiro da esquerda) com alguns integrantes do Grupo Nova Geração em uma apresentação na cidade de Valente.  

Moradora da Rua Gerson, Dona Bezinha, é uma das mobilizadoras para que as baianas todos os anos participem do desfile. Ela juntamente com outras mulheres, faz questão de estar vestidas de branco, dando um toque todo especial a melhor Sexta do Ano. 

  

A Redação do AL NOTÍCIAS está a disposição de outros artesãos e baianas que queiram apresentar seus depoimentos. Em tempo, roga a Deus que a pandemia passe e que a vida possa voltar ao normal e no ano que vem, esse grande evento possa acontecer com muito fervor e alegria.  

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS IMAGENS DO CONCURSO DE MÁSCARAS EM ICHU 2020  

Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.