TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

ICHU- Palestra e PICs encerram o rastreamento contra o Cancer de mama no quarto dia de atividades

Durante os dias 10 a 13 de fevereiro de 2021 foi realizada no município de Ichu Bahia a Campanha de rastreamento do Câncer de Mama, uma parceria da Prefeitura Municipal, secretaria e SESAB. 

"O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama é uma estratégia itinerante que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o estado da Bahia. O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia mais próxima da sua região, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico".(http://www.saude.ba.gov.br/).

Os atendimentos foram realizados em frente ao antigo fórum municipal onde se subdividiu da seguinte forma:

Quarta Feira- 132 mulheres
Quinta Feira- 153 mulheres
Sexta Feira- 140 mulheres
Sabado- 99 mulheres
Total - 524 mamografias

No Sábado além do rastreamento houve a realização de Práticas Integrativas e Complementares no SUS através da terapeuta Iran Santiago que desenvolveu atividades corporais e constelação familiar. 

Em Ichu são 20  práticas disponíveis: Florais de Bach, Constelação familiar, Meditação, Acumputura, Auriculo, Reiki, Aromaterapia, Cromoterapia, Shantala, Terapia energética corporal, Bioenergética, Barras de Acces, Massagem reichiana, Terapia comunitária, Dança circular, Ervas medicinais, ThetaHealing e ventosaterapia fazem parte da medicina alternativa na Saúde de Ichu e vem sendo de grande valia para os usuários que procuram pelo cuidado na Saúde.  

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. 

A Psicóloga Daila falou da importância do conhecer o corpo e de escutar aos sinais que ele sempre dá quando algo em nós não está bem.

Adriana, Assistente social expôs alguns direitos que são colocados para a mulher e a necessidade de se conhecer melhor cada um deles para que haja a busca pelas conquistas.

Caroline Nutricionista destacou a necessidade de uma alimentação rica em proteínas no combate as doenças existentes. 

O Secretario de Saúde Adailton agradeceu a equipe que se empenhou incansavelmente para que tudo isso acontecesse, ao Secretário de educação pelos transportes , SINTRAPI  pela parceria no empréstimo das cadeiras e a Prefeitura Municipal por atender a solicitação e apoiá-lo durante os quatro dias de atividade.

Por Cida Carneiro

CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.