TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 25 de março de 2021

ICHU-SMS faz adesão ao Programa Telessaude e teleconsultoria. Profissionais são capacitados.

A  Secretaria Municipal de Saúde de Ichu-Bahia através do secretário Heitor Santana e os coordenadores Leonam Castro e Arlete Santiago fizeram a adesão ao programa de Telessaude e teleconsultoria. 

O projeto, que faz parte do Programa Telessaúde Brasil Redes*, visa o melhor desenvolvimento e capacitação dos profissionais da Atenção Básica, através das ofertas de Teleconsultoria, Teleducação, Telediagnóstico e Segunda Opinião Formativa (SOF), dirigidos a todas as categorias de profissionais de saúde na Atenção Básica (AB), que compõe as equipes de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Consultório na Rua e Programa de Saúde na Escola (PSE).

A primeira capacitação aconteceu na última quarta feira, 23 de março de 2021, com o objetivo de treinar/orientar os profissionais  médicos e enfermeiros  para que estes possam solicitar a interconsulta na modalidade remota com outros profissionais especialistas quando for necessário. 

O coordenador da Atenção Básica Leonam Castro, disse estar imensamente feliz com esse novo projeto no município  garantindo uma resposta rápida aos pacientes que procuram o serviço e num momento como esse onde se vive o medo e os riscos de se deslocar pacientes para realizar consultas em outras cidades, se ganha essa ferramenta que com o curto prazo de tempo é possível trazer um diagnóstico preciso aos usuários.

"O Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica tem como objetivo desenvolver ações de apoio à atenção à saúde e de educação permanente das equipes de atenção básica, visando à educação para o trabalho, na perspectiva da melhoria da qualidade do atendimento, da ampliação do escopo de ações ofertadas por essas equipes, da mudança das práticas de atenção e da organização do processo de trabalho, por meio da oferta de Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa e Telediagnóstico. A teleconsultoria especializada ou teleinterconsulta é a troca de informações e opiniões entre profissionais de saúde, para auxílio diagnóstico e/ou terapêutico. Para solicitar a teleconsultoria especializada o profissional deve atuar na Atenção Básica como médico ou dentista e realizar o cadastro na Plataforma do Telessaúde. O tempo estimado de resposta das teleconsultorias especializadas é de até 72 horas, contadas a partir do envio da solicitação para a plataforma do Telessaúde Bahia".-(http://telessaude.ba.gov.br)

Um outra notícia que deixou a equipe feliz é que no mês de abril  está programado para iniciar os atendimentos em realizar exame de ELETROCARDIOGRAMA no Município. Os profissionais responsáveis para realizá-lo já estão sendo treinados.

Por Cida Carneiro com informações de Leonam Castro-Coordenador da AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.