TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 5 de março de 2021

Secretária de Agricultura e Técnico Ambiental de Ichu emitem nota sobre o crime de envenenamento de animais

O município de Ichu é recorrente no aparecimento de animais mortos principalmente cães e gatos supostamente por envenenamento o que acaba virando uma situação grave quando outros animais acabam morrendo após se alimentarem da carne dos mesmos e assim acaba virando um verdadeiro desastre ambiental.

Essa situação em Ichu já chegou a ser matéria em rede nacional por conta de dezenas de urubus que morreram depois de comerem ouro animal.

Recentemente um cão que ficava em uma residência na Rua Eliene Darck acabou morrendo, tendo o proprietário afirmado que o animal estava bem, e no dia seguinte foi encontrado agonizando, vindo a óbito posteriormente, mesmo com atendimento veterinário deixando transparecer que comeu algo envenenado. Veja.

A Secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Ichu, Cristiana Brito, e o Técnico Ambiental Lucas de Jesus emitiram uma nota falando sobre este ato que na verdade é crime.

ENVENENAR ANIMAIS É CRIME

O Brasil já é o segundo país na quantidade de animais de estimação, onde existem 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos. Com base nesses dados oficiais do IBGE, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, utiliza deste espaço para alertar a comunidade ichuense sobre a importância de denunciar os responsáveis que praticam abuso e maus-tratos contra os animais, como cães e gatos. Como vem acontecendo no Município de Ichu-BA, os criadores de animais já vem fazendo denúncia de possíveis casos de envenenamento, diante da importância da proteção dos animais, o artigo 32 da Lei 9.605/98 que aborda os Crimes Ambientais e a Lei 3.688/41 no artigo 64, que fala sobre Contravenções Penais, além da Lei 1.095/2019, onde será punido com pena de reclusão de dois a cinco anos, alem de multa e a proibição de guarda para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, servem de base legal para coibir essa pratica desumana.  

Outro ponto a ser observado é o ciclo que ocorre após o envenenamento dos animais, cão ou o gato, onde os mesmo são deixados a céu aberto, seguindo a cadeia alimentar, posteriormente o urubu e outros se alimentam e morrem, além dos riscos ao próprio ser humano. Isso não pode acontecer, se você conhecer algum tipo de prática denunciem para Delegacia de Policia, Ministério Publico, INEMA ou a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Ichu-BA, 05 de Março de 2021

Cristina Brito de Oliveira / Secretária de Agricultura

Lucas de Jesus Oliveira / Técnico Ambiental

Prefeitura Municipal de Ichu-BA

Redação do AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.