TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Coordenadora de imunização Arlete Santiago fala sobre a vacinação contra a COVID-19 em Ichu

A enfermeira esteve ao vivo no Independente Notícias da Rádio Comunitária Independente FM e foi entrevistada pelo comunicador Matheus Oliveira 
A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Arlete Santiago, esteve nesta quarta-feira, 05 de maio, na Rádio Comunitária Independente Fm e falou sobre a vacinação contra a COVID-19 no município de Ichu, que iniciou ontem (04) a imunização do grupo com comorbidade.

Conforme Arlete que também é enfermeira, Ichu já concluiu a vacinação dos idosos acima de 60 anos, considerado como grupo de risco e agora segue vacinando as pessoas com comorbidades, conforme resolução da CIB – Comissão Intergestores Bipartite. 

Ela esclareceu os tipos de comorbidades incluída nesta etapa de vacinação, são elas: pessoas portadoras de diabetes, quem tem problemas cardiovasculares como insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas (aqueles que tem risco ou já tiveram infarto), válvulas no coração, miocardiopatia, doenças da horta e de grandes vasos, cardiopatia congênita, doenças cerebrovasculares (aqueles que tem ou já teve AVC), demência vascular, doença renal, pacientes imunossuprimidos (aqueles pacientes transplantados), portadores de HIV, pacientes em uso de corticoides de grande dosagem, pacientes com anemia falciforme, obesidade mórbida (aqueles com IMC acima de 40), portadores de Sindrome de down e cirrose hepática

Com relação a hipertensão Arlete explicou que a CIB definiu que só entra neste grupo prioritário aqueles hipertenso com algum tipo de comorbidade. Ou seja, ser hipertenso e ter outro tipo de doença associado.

Ela disse ainda que devido ao quantitativo de doses, estão inclusos na vacinação a partir de amanhã (06/05) os trabalhadores ativos da educação, tanto da rede pública quanto privada, com idade entre 55 a 59 anos, assim como os trabalhadores de transporte urbano intermunicipais que residem no município com idade acima de 50 anos.

Ela esclareceu que Ichu já recebeu mais de 1.700 doses de vacinas, entre CoronaVac e AstraZeneca e que cerca de 85% das doses já foram aplicadas. Confira abaixo a entrevista completa.

Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.