TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 24 de agosto de 2021

ICHU - Palestra e práticas integrativas marcam as atividades do agosto lilás na USF Helena Santiago

Aconteceu nesta terça feira, 24 de agosto de 2021 uma atividade referente ao Agosto Lilás, uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

O evento contou com uma roda de conversa feito pela psicóloga Daila Milena que abordou a importância da autoestima para se criar uma independência e assim lutar por dias melhores. Para ela, o que define o estado emocional da vítima não é a duração do abuso nem o grau de maldade ao qual ela foi exposta, até porque algumas pessoas são mais resilientes e sofrem menos o impacto desse tipo de violência. As mais sensíveis, além da deterioração da saúde mental, podem até ter ideação suicida. Portanto, quando houver medo e ansiedade constantes sempre que o outro estiver por perto, é bom abrir os olhos. O caminho para voltar a se sentir bem é procurar a ajuda de amigos e familiares e profissionais, pois eles ajudam a cortar o mal pela raiz.

Osneide, enfermeira da unidade, reforçou os cuidados e o que se pode fazer em casos de abuso. Neide lembrou que procurar ajuda é sempre o melhor caminho e destacou os serviços ofertados dentro do espaço de saúde.

Foi ofertado ventosaterapia para algumas participantes que saíram do espaço satisfeitas pelo momento encontrado.

O evento contou com a participação  das Orientadoras Sociais Telma e Lays,bem como às vereadoras Geovana, Lúcia, Rose e Celidalva, que também reforçaram a importância de todos estarem unidos nesta causa, pediram para que esta atenção não se restrinja apenas a este mês de agosto e sim em todos os dias do ano e que as vítimas não deixem de denunciar os atos de violência acometidas no cotidiano.

Por Cida Carneiro com informações e fotos de Normeide Lima

CONFIRA OUTRAS IMAGENS:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.