TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Sport pode perder pontos na Série A por conta da escalação irregular de Pedro Henrique

Zagueiro tem quatro partidas disputadas pelo Leão no Brasileiro, mas antes da transferência computou sete pelo Internacional; clube pode perder até 17 pontos, segundo CBJD
Pedro Henrique em treino pelo Sport
Após o problema com as inscrições dos últimos reforços – que causou a destituição da diretoria de futebol -, o Sport tem mais uma dor de cabeça. Trata-se do zagueiro Pedro Henrique, que disputou quatro partidas pelo clube na Série A. Isso porque ele tinha atingido o limite de sete jogos pelo Internacional, ao atuar cinco vezes e ainda receber dois cartões amarelos no banco – o que configura participação. Assim, o zagueiro não poderia ter defendido outra equipe, e o Leão agora corre risco de perder pontos.

A diretoria do Sport ainda trabalha com o caso sob a condição de suspeita e não chegou a ser notificada pela CBF – uma vez que ainda não houve denúncia. Assim, o clube acionou a equipe de advogados no Rio de Janeiro para apuração. É o que diz o presidente do Leão, Leonardo Lopes.  

– A gente tomou conhecimento dessa informação. Acionamos os nossos advogados especialistas no Rio de Janeiro para saber, porque há um conflito de normas no regulamento geral e no específico. Tem uma discussão muito grande quanto à penalidade. Tem jurisprudência sobre a questão dos pontos, mas também sobre multa.   

Em meio à crise na diretoria, Sport amarga pior campanha do clube na Série A de pontos corridos  

O problema existe porque Pedro Henrique fez cinco duelos pelo Internacional nesta Série A e levou cartão amarelo em outros dois, quando estava no banco de reservas. Mesmo sem atuar, a advertência caracteriza outras duas participações efetivas do zagueiro. Algo que está explicitado no Artigo 43 do Regulamento Geral de Competições.  

– Se, na condição de substituto, o atleta vier a ser apenado pelo árbitro, será considerada como partida disputada pelo infrator, para fins de quantificação do número máximo a que alude o caput deste artigo.  

Com isso, Pedro Henrique teve sete partidas oficialmente disputadas pelo Internacional na Série A (veja a lista abaixo) e não poderia defender outro clube na competição – conforme consta também no Regulamento Específico do Brasileiro.     
Regulamento Específico da Competição — Foto: Reprodução / CBF
Regulamento Geral de Competições — Foto: Reprodução / CBF
Jogos de Pedro Henrique pelo Internacional:  

Rodada 2: Fortaleza 5 X 1 Inter (jogou e foi expulso)  

Rodada 7: América-MG 1×1 Inter (saiu do banco)  

Rodada 8: Inter 1×2 Palmeiras (titular)  

Rodada 9: Corinthians 1×1 Inter (titular)  

Rodada 10: Inter 0 X 2 São Paulo (titular)  

Rodada 12: Inter 1 X 0 Juventude (não jogou e tomou amarelo no banco por reclamar da arbitragem)  

Rodada 15: Flamengo 0 X 4 Inter (não jogou e tomou amarelo no banco por invadir o campo de jogo para comemorar o gol)  

De acordo com o Artigo 214 Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a irregularidade impõe:  

“Perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).”  

Neste caso, o Sport perderia até 17 pontos.  

Isso porque o zagueiro disputou quatro partidas – contra São Paulo, Chapecoense, Athletico e Fortaleza – e pegou a quinta relação ao ficar no banco, diante do Atlético-MG. Neste período, a equipe somou dois pontos (ambos por empate) – que também são anulados na punição.  

A ideia do Rubro-negro é evitar punição, até porque a equipe está na zona de rebaixamento do Brasileiro e tem 17 pontos – sendo sete atrás do primeiro fora do Z-4. Caso a suspeita do clube se confirme, o zagueiro Pedro Henrique deixará de ser utilizado.  

“Os advogados estão trabalhando para que a gente possa evitar perda de pontos para o clube. Seria uma coisa de proporções inimagináveis. Se for confirmado, o atleta não vai mais poder entrar em campo para que a gente não fique com risco de ter esse acontecimento em sequência.”  

Fonte: Ge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.