TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Ichu: Conheça Nelson e a Viola o repentista da Comunidade Quilombola Flor Roxa – Praianos

Nelson começou a tocar e cantar repente ainda criança com um violão feito por ele com tábua e cordas de linha de anzol  
Morador da Comunidade Quilombola de Flor Roxa / Praianos, zona rural de Ichu, Nelson Santos da Silva, ou simplesmente Nelson e a Viola, seu nome artístico, de 56 anos, concedeu entrevista ao Ichu Notícias e rádio Independente Fm nesta quarta-feira, 10/11, e falou de sua trajetória como violeiro e repentista conhecido em toda região. 

Quando tinha 8 anos de idade o menino despertou o desejo pela cantoria após assistir a uma apresentação dos repentistas Ribeirinho e Gavião, evento que aconteceu na casa de Antônio da Ponte na comunidade Campo Alegre próximo a fazenda de Evandro Bahia na mesma região.
Conforme o artista, ao retornar para casa no dia seguinte, ele construiu uma viola de tábua e linhas de anzol e sozinho aprendeu a tocar e logo já estava fazendo sucesso ao lado do seu irmão Antônio José, sendo que um imitava Ribeirinho e o outro imitava Gavião e assim seguiram cantarolando e impulsionando essa cultura nordestina. 

Quando recebia o convite para se apresentar pela região, Nelson tomava o violão emprestado de um amigo conhecido como FIA DE DOUTOR, morador da região do Massapê. Por mais de 12 anos ele prosseguiu ao lado do irmão fazendo aquilo que mais gosta, tocar e cantar o REPENTE NORDESTINO. 

Quando tudo parecia bem, veio um balde de água fria na carreira de Nelson, foi quando o irmão desistiu de cantar após se converter em uma Igreja Evangélica, isso lhe deixou desmotivado, ficando por cerca de 10 anos sem pegar na viola. 
Anos depois, motivado por Samuel Pedro, líder da comunidade Quilombola, ele foi convidado a participar de um programa de rádio cantando repente a solo, sendo que em uma das andanças para a rádio um amigo lhe questionou. Como é que você vai cantar repente só? Aí ele respondeu, só não, é Nelson e a Viola! E assim surgiu seu nome artístico que segue até os dias de hoje.

De maneira especial Nelson e a Viola fez três repentes para a reportagem e você poderá ouvir assistindo aos vídeos abaixo.
Ouça a entrevista completa no áudio a seguir, ele conta toda a sua trajetória e encerra com um lindo repente.
Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.