TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 20 de novembro de 2021

Realizada com muito sucesso a 4ª Conferência Municipal de Educação de Ichu

Nesta sexta-feira, 19, véspera do Dia da Consciência Negtra, foi realizada no Auditório Municipal Aristides Pinto de Oliveira, a 4ª Conferência Municipal de Educação, promovida pela Prefeitura Municipal de Ichu, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Conselho Municipal de Educação e COEED tendo como tema: Em Defesa da Democracia, da Diversidade e da Educação Pública com Participação Popular, sendo um momento de debate sobre a educação ichuense, como também a oportunidade de avaliar a implementação das metas e estratégias que compõem o Plano Municipal de Educação de Ichu (2015-2025). 

A Conferência foi aberta com o credenciamento e café da manhã, e em seguida a composição da mesa que contou com as presenças de Willian Gonçalves da Silva Carneiro (Wly) que é o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o vice-Prefeito Osvaldo Junior, a Diretora da Educação Adenilza Oliveira, Vereadora Lúcia, Vereador Robson, Secretário de Saúde Heitor Santana, Professora Nilzete Barcelar (Presidente do Conselho Municipal de Educação – CME), Coordenadora Pedagógica Marina Oliveira, Antonio Claudemir e Herivelton que integram a Equipe de Gestão que Assessora o município, os Diretores Felipe Rodrigues (Cultura), Evangivaldo Ramos (Esporte), o ex-prefeito Antonio George, Adailton Conceição (Presidente do SINTRAPI) entre outras pessoas. Por motivos superiores, o Prefeito Gonzaga não pôde se fazer presente.   
Ao abrir oficialmente a conferência, o Secretário Willian Gonçalves (Wly) falou que foi um ano muito desafiador e muito diferente do que já viveu e que vem aprendendo muito com este desafio a cada dia. Ele destacou a alegria em poder contar com tantos profissionais participando deste momento importante.  
Wly fez um balanço das ações da Secretaria de Educação, destacando agora o início da reforma das escolas, afirmando que não foi e não está sendo fácil para a Prefeitura e Secretaria de Educação, principalmente por conta dos problemas enfrentados diante da pandemia, mas que com muita luta e determinação da gestão e toda a equipe, está sendo possível realizar diversos trabalhos e iniciativas, buscando sempre uma educação cada vez melhor.   
Em sua fala, Wly relatou que as ações estão sendo concretizadas por conta de uma equipe bem empenhada, ele destacou que isso faz a diferença para qualquer gestor que tenha a vontade de fazer diferente na melhoria do trabalho realizado que luta incansavelmente, mesmo diante das dificuldades. Ele disse que ainda existe muito a ser feito, e com fé em Deus serão muitas lutas, mas que as metas serão atingidas.  
Utilizando a palavra, o Vice-Prefeito Osvaldo Junior (Juninho) que também é Professor, fez várias reflexões sobre a Educação, relatando que aquele era um momento para conferir, mas também de proposição. Para ele os participantes precisavam ser rebeldes, pois muitas conquistas chegam diante da rebeldia, de cobrar, exigir políticas públicas para a população.   
Bastante radiante, a Diretora da Educação Adenilza Oliveira falava com emoção da realização da Conferência. Ela destacou ponto a ponto a luta para que tudo isso acontecesse, agradecendo a todos que se empenharam na organização do evento, elencando também a Audiência Pública do Plano Municipal de Educação – PME que aconteceu na quarta-feira. Adenilza fez uma previa dos trabalhos previstos para o dia, expondo os nomes dos mediadores de eixos, dos palestrante da manhã, e de todo o contexto.
O Presidente do SINTRAPI Adailton Conceição enalteceu a presença da sociedade civil que estava ali de forma voluntária para contribuir com o município. Para ele era muito necessário destacar o papel dos que voluntariamente se dedicam nessa missão. Adailton também disse que estava havendo um desmonte dos direitos da classe trabalhadora por quem governa o país. Ele cobrou o reajuste salarial no município, enfatizando que já tem dois anos que isso não acontece.
Encerradas as falas, aconteceram as apresentações dos Grupos Negro Sim, Por que Não sob a coordenação de Uilson Soares, como também do grupo de dança liderado pelo coreógrafo Richard Silvestre.
ABAIXO, TRECHO DA APRESENTAÇÃO DO GRUPO NEGRO SIM PORQUE NÃO DE UISON SOARES      
ABAIXO, TRECHO DA APRESENTAÇÃO DO GRUPO DO COREÓGRFO RICHARD SILVESTRE   
Dando prosseguimento, foi convidada a Professora Lúcia Martins que ficou responsável para apresentar a efetivação do Plano Municipal de Educação (Problemas e Encaminhamentos).   
Leitura do Regimento da Conferência. 
A Professora Nilzete Barcelar que preside o Conselho Municipal de Educação, fez a leitura do Regimento da Conferência, que depois de lido, passou por algumas correções sugeridas pelos delegados. Em seguida, foi colocado em votação, sendo aprovado.   
Momento da aprovação do Regimento da Conferência
Os trabalhos da manhã foram fechados com a palestra do Doutor em Educação Heron Ferreira Souza que tratou do tema da Conferência.   
Heron aproveitou o momento para sortear alguns livros entre os presentes premiando de acordo com alguns critérios, como por exemplo Professora Dalva que recebeu um exemplo por ser a professor mais velha (idade) presente no evento.   

Os trabalhos continuaram a tarde com os Eixos Temáticos:   
Eixo I – Décadas de lutas e Conquistas Sociais e Políticas em Xeque: O Golpe, a Pandemia e os retrocessos na agenda Brasileira; 
Eixo II – PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas setoriais e Direito à Educação; 
Eixo III – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão; 
Eixo IV – Valorização dos/as Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde; 
Eixo V – Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social; 
Eixo VI – Construção de um Projeto de Nação Soberana e de Estado Democrático em Defesa da Democracia, da Vida, dos Direitos Sociais, da Educação e do PNE.  

Para encerrar foram expostas as propostas levantadas por eixos sendo aprovada pelos delegados presentes.  
Em seguida por seguimentos, foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual em 2022.   

SEGMENTO SETORES: 
TITULAR – José Carlos da Cruz / SUPLENTE: Adenilza Rodrigues de Oliveira  

SEGMENTOS SOCIAIS: 
TITULAR - Sival Oliveira da Conceição / SUPLENTE: Francineide Cedraz da Silva Lima  

Destacando que no encerramento da Conferência, foi apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Ichu – SINTRAPI, a Moção de Repúdio nº 01/2021. VEJA NA ÍNTEGRA.  


Redação do AL NOTÍCIAS | Fotos: André Luiz e Felipe Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.