TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Riachão: Dete Capenga, um dos últimos remanescentes do filme ‘O Caipora’, não lembra de nada

Dete Capenga nasceu em Pé de Serra e se mudou para Chapada
Apontado como um dos últimos remanescentes que fizeram parte das gravações do filme O Caipora, o senhor Deusdete Rodrigues Lopes, mais conhecido como Dete Capenga, 87 anos, está sem poder sair de casa, com a doença de Alzheimer, e não lembra de mais nada.

Recentemente, a reportagem do Interior da Bahia esteve em sua residência, no Distrito de Chapada, em Riachão do Jacuípe, e pode comprovar essa realidade. “Ele está com Alzheimer, quase não fala e não lembra de mais nada”, disse Dona Tereza, esposa do ex-figurante do filme e com quem tem dois filhos.
Dete cuidava dos animais usados nas gravações, como esta cena com o ator Mário Gusmão
Em O Caipora, que teve gravações em Chapada em 1963, Dete Capenga era quem cuidava dos animais que eram utilizados nas cenas do filme. “Ele já veio de Pé de Serra, onde nasceu, e depois veio para cá com o pessoal do filme. Aí, quando terminou tudo, ele ficou por aqui mesmo”, informou o ex-vereador Ladinho.   
Cena de O Caipora: Pé de Serra e Chapada serviram de cenários
Além de Dete Capenga, que já se incorporou ao elenco em Pé de Serra, participaram como figurantes antigos moradores de Chapada como Antonio Ramos, Oscar da Loja, Deusdete, Antonio Cassimiro, Lota, Erotides, Bira, dentre outros.     

O filme
O Caipora foi gravado nos povoados de Pé de Serra e Chapada (Riachão do Jacuípe, entre 1962 e 1963). Com a direção de Ocar Santana, o filme contou no elenco com artistas famosos como Milton Gaúcho, Carlos Petrovich, Maria da Conceição, Mário Gusmão, Lídio Silva, Jurema Pena, Garibaldo Matos, dentre outros. O jacuipense Olney São Paulo, que estava começando, foi o gerente de produção do filme.   
O Caipora: a população de Chapada ainda guarda muitas imagens na memória
Depois das gravações em Pé de Serra, toda a produção se deslocou para Chapada, tendo a sede do povoado e a Fazenda Tanque Grande como os principais cenários.  

Sinopse do filme
Oscar Santana, diretor do filme lançado em dezembro de 1964, afirma: “O Caipora é caminho”
Para fugir da seca, o vaqueiro Nezinho (Carlos Petrovich) vaga pelo sertão com sua mãe e um irmão menor e carrega a fama de espalhar azar por onde passa. Ele consegue um emprego na fazenda de um ambicioso coronel e acaba se apaixonado pela esposa do patrão, que parece retribuir seus sentimentos, já que se casou por imposição familiar e nunca sentiu paixão pelo marido. O capataz da fazenda, sabedor do fato, espalha que ele é o caipora, aquele que carrega todos os males do azar, e convence o patrão a despedi-lo. Mas, Nezinho voltaria para acertar suas contas. 

Do Interior da Bahia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.