TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 7 de março de 2022

Filha de ichuense, estudante de Jornalismo da Uesb é a única baiana selecionada para treinamento da Agência Lupa

Filha do ichuense Marco Antonio Carneiro, mais conhecido por Marco do saudoso Tomaz atualmente residente na Rua Roque Ambrósiio em Ichu, e da senhora Regina Mirian, moradora do município de Poções, Lalume Silva Carneiro, de 22 anos, estudante do sétimo semestre do curso de Jornalismo da Universidade, irá participar, durante três meses de 2022, do Programa Mirante, um treinamento e capacitação Técnica em fact-checking de eleições, realizado pela Agência Lupa. Ela foi a única baiana entre os 13 selecionados de diferentes regiões do país. Foram mais de 100 candidatos ao certame.

A estudante foi informada da seleção para o treinamento pela docente do curso de Jornalismo, Carmen Carvalho. “A professora mandou o link das inscrições e disse para eu participar. Fiquei um pouco insegura, sem expectativa, mas resolvi tentar”, relembrou. “E pulei de alegria quando vi o resultado e ainda mais por ser a única do estado”.

Segundo Lalume, o interesse pela checagem foi despertado na disciplina de Jornalismo na Internet, quando ela assumiu a função de editora do Xereta, editoria responsável por realizar checagens no Avoador. “Desenvolvi o gosto por essa área, por essa especialidade do jornalismo. Estou muito empolgada com o conhecimento que irei obter.”

As inscrições para o treinamento foram em novembro de 2021 e o resultado da primeira fase foi em janeiro, sendo realizado em seguida uma prova eliminatória on-line. No início de fevereiro, começaram as atividades do programa com aulas remotas. Fazem parte do conteúdo técnicas jornalísticas de combate à desinformação, checagem de fatos, monitoramento de conteúdos falsos e iniciativas de distribuição de conteúdo verificado em plataformas digitais e também ações de educação midiática com foco no desenvolvimento do pensamento crítico.

As atividades do programa também incluem palestras com jornalistas convidados e um período de imersões com uma vivência durante a cobertura das eleições deste ano na Agência Lupa, com os participantes atuando na elaboração de projetos e checagens. Para finalizar, os 13 selecionados terão que apresentar um produto de combate à desinformação com foco na Eleição 2022. Lalume destacou ainda que essa formação na Lupa fará diferença no seu currículo como jornalista. “Sinto-me honrada pela oportunidade de aprendizado que estou tendo e irei aproveitar ao máximo.”

Treinamento Lupa, outros participantes e o Xereta
Lalume é a terceira participante da Uesb em treinamentos da Lupa. Em 2019, a professora do curso de Jornalismo, Carmen Carvalho, e a então jornalista, Karina Costa, que havia terminado a graduação naquele ano, foram selecionadas para participar do treinamento então denominado FactCheckLab. Na época, para a seleção, foi necessário apresentar uma proposta de cobertura de checagem. A professora defendeu o projeto de checagem da cobertura das eleições municipais de 2020 e a jornalista a verificação de fatos relacionados à saúde.

As aulas e palestras, que primeiramente estavam previstas presencialmente, foram realizadas na modalidade presencial entre fevereiro e agosto de 2020. Jornalistas brasileiros e norte-americanos e muitas atividades práticas foram realizadas, de modo a possibilitar aos participantes entenderem de organização e planejamento de projetos, jornalismo digital até as diferentes técnicas de verificação, da checagem ao debunking. Para professora Carmen, foi uma experiência de aprendizado que aprimorou ainda mais as práticas da editoria Xereta, que foram aplicadas na cobertura das eleições de 2020 e que será repetida em 2022, quando acontecerão as eleições presidenciais.

Ao final do FactCheckLab, três projetos foram escolhidos e os jornalistas premiados com uma viagem as principais redações dos Estados Unidos. Entre os vencedores estava Gracielly Machado, formada pelo curso de Jornalismo da Uesb e repórter da EBC (Emissora Brasileira de Comunicação).

Antes desse treinamento, a professora Carmen, responsável pela editoria Xereta, do site Avoador, fez um curso de um dia, em dezembro de 2016, sobre checagem realizado pela Lupa em Salvador. Dessa experiência, surgiu em 2017, a editoria Xereta, primeira experiência de checagem do interior da Bahia. Desde então, a editoria tem sido responsável por verificar as informações duvidosas que circulam nas redes sociais e nos grupos de aplicativos de mensagens de Vitória da Conquista. Em geral, as checagens são realizadas a partir de solicitações realizadas pela audiência do site.

Entre as checagens realizadas e que tiveram grande repercussão, está a peça de desinformação de 2020 com brasão da Prefeitura de Vitória da Conquista que recomendava doses dos remédios sem comprovação científica e estimulava a disseminação de uma “receita”. Outra checagem importante foi sobre a informação falsa sobre o Aluguel Social durante a pandemia da covid-19.

Do AL NOTÍCIAS – Com informações e foto do Site Avoador.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.