TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 30 de março de 2022

Ligações clandestinas: Neoenergia Coelba reforça o alerta para os riscos da prática ilegal

Além de crime e perigosa, a realização de ligações de energia pode prejudicar o fornecimento de energia
As ligações clandestinas de energia colocam a vida de pessoas e animais em risco. Mas, para além da possibilidade de provocar graves acidentes, a prática ilegal configura crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão. Como forma de prevenção e conscientização da população, a Neoenergia Coelba reforça os perigos que as ligações irregulares representam para a sociedade.

Apenas profissionais qualificados e autorizados podem realizar qualquer intervenção na rede elétrica. As ligações clandestinas, por sua vez, são feitas por pessoas sem a devida capacitação para executar o serviço. Com isso, a irregularidade é feita sem seguir os critérios de segurança necessários que garantem a segurança e integridade da rede.

O principal risco relacionado às ligações clandestinas é o de choque elétrico. Por não ter a capacitação necessária e não utilizar os equipamentos de proteção coletivos e individuais, o infrator pode ter contato com a eletricidade e receber uma descarga, podendo vir a óbito.

O risco, porém, não se restringe a quem realiza a ligação clandestina. “O perigo relacionado às ligações clandestinas se estende para toda a população. A irregularidade pode energizar uma rede de telefonia e internet, por exemplo, e expor pessoas que não estão relacionadas à prática a um choque elétrico”, analisou o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba, Hugo Vidal.

O furto de energia também prejudica o fornecimento de energia das cidades. Toda a rede elétrica é construída com base em um estudo técnico que analisa a carga suportada pelo sistema. Como a ligação clandestina é feita à revelia da concessionária, essa demanda não dimensionada pode ocasionar uma sobrecarga e uma interrupção de energia que afeta todos os consumidores.

Além de todos os malefícios citados, a fatura de energia pode ficar mais elevada por causa do furto de energia. “Os valores contidos na conta de energia são determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Uma das taxas é relacionada às perdas, que tem como um de seus componentes o furto de energia”, explicou o gerente de Gestão da Receita, Rodrigo Almeida.

Por isso, é importante que a população denuncie caso haja suspeita de furto de energia. As denúncias são feitas de forma anônima no site da distribuidora (www.neoenergiacoelba.com.br), na parte de Denúncia de Irregularidade ou pelo número 116.

Operações
Além das ações de conscientização, a Neoenergia Coelba possui um calendário constante de inspeções na sua rede elétrica para inibir o furto de energia. Em 2021, a distribuidora removeu mais de 102 mil irregularidades, recuperando 350 milhões de quilowatts-hora (KWh) – energia suficiente para abastecer três milhões de residências durante um mês. Este foi o maior volume da história.

Ascom / Coelba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.