TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Ichu: Iniciado nas Unidades de Ensino da Rede Municipal o Projeto “Horta nas Escolas”

Iniciou nesta quinta-feira, 05 de maio, na Escola Municipal Dr. Ipê Cana Brasil em Praianos, município de Ichu, o Projeto de Construção de Hortas nas Escolas. 
A proposta de construção das hortas nas escolas, como instrumento pedagógico, agroecológico e sustentável, é resultado de um planejamento entre a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Agricultura, tendo a parceria do Núcleo de Estudos em Agroecologia- NEA- Abelmanto/IF Baiano-Serrinha, e Movimento de Organização Comunitária- MOC.
A implantação das hortas pedagógicas, agroecológicas e sustentáveis nas escolas, tem o propósito de difundir práticas de plantios e cultivos possíveis às características do território semiárido. Além disso, reconhece as hortas como espaços potenciais de aprendizagem, pois, fazem parte dos contextos culturais, históricos e políticos do povo ichuense e do território do Sisal.
De acordo com Ana Maria Anunciação (Coord. da Educação do Campo), a presente proposta, visa construir, subsidiar e estimular a implantação de hortas nas unidades escolares.
Secretária de Agricultura Cristiana Brito e a Coordenadora da Educação do Campo Ana Maria
“Esperamos que as ações desenvolvidas contribuam para estabelecer maiores elos entre família, escola e natureza e assim, potencializar as vivências, saberes e fazeres das comunidades, nas quais as escolas estão inseridas, além de fortalecer a agricultura familiar no município e fomentar a manutenção de hábitos de vida saudáveis e consequentemente a melhoria da saúde”,
pontou a coordenadora.

As hortas enriquecem e diversificam as práticas de ensino e aprendizagem, sendo possível desenvolver estratégias pedagógicas em sala de aula e fora dela e, com isso, garantir um currículo contextualizado, onde a construção do saber ocorre a partir da união de diversas vozes, uma possibilidade de viver com respeito a natureza, se sentindo parte dela.
Redação do AL NOTÍCIAS com informações e fotos enviadas por Ana Maria Anunciação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.