TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 26 de maio de 2022

ICHU - Palestra e rastreamento do Câncer de Boca marcam o Maio Vermelho pela SMS

Na última quarta-feira, 25 de maio de 2022 a Secretaria Municipal de Saúde de Ichu-Bahia realizou uma ação voltada ao Maio Vermelho, mês de prevenção e conscientização do Câncer de Boca.

A campanha é alusiva ao dia 31 de maio, instituído pela Lei Estadual 12.535/06  com o Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, marco para que a população fique atenta a sinais de lesões na cavidade bucal e para que profissionais de saúde ampliem as discussões sobre diagnóstico e tratamento da doença.

Os profissionais de odontologia que compõem as Unidades Básicas de Saúde trouxeram informações precisas sobre causa, tratamentos, prevenção e fizeram o rastreamento em todo o público presente.

Dentre as causas estão:

O consumo de qualquer tipo de tabaco: cigarros, charutos, cachimbos etc, consumo excessivo de álcool; idade: a maioria dos tipos de câncer bucal ocorre em pessoas acima dos 40 anos; hábitos alimentares: uma dieta carente em frutas e vegetais pode facilitar o desenvolvimento da doença; a exposição solar sem proteção pode aumentar as chances de desenvolver câncer nos lábios.

Sobre os principais sintomas estão:

As lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam, duram mais de 10 dias, sangram com facilidade e crescem; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca, bochechas ou lábios; nódulos no pescoço; e, em casos mais sérios, a pessoa pode ainda apresentar dificuldades para falar, engolir, mastigar e movimentar a língua.

Atenção para o diagnóstico!

É importante frequentar p dentista, pelo menos, duas vezes por ano, pois os exames para diagnóstico do câncer de boca são realizados durante as consultas odontológicas de rotina. Além de avaliar os dentes e as gengivas, o profissional pode também tocar seu pescoço e a área da mandíbula, além de examinar as partes superior e inferior da sua língua.

Tratamento

Caso o dentista suspeite da doença, o mais indicado é que ele recomende uma biópsia da área. Se o diagnóstico der positivo, é possível que seja necessário realizar uma cirurgia na área afetada e continuar o tratamento com radiação e quimioterapia.

Para  prevenir a doença, as pessoas precisam realizar corretamente  a higiene bucal diária;  evitar o consumo de doces; interromper o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas dentre outros.

Por Cida Carneiro com informações de Graziele Santana e Fotos de Normeide Lima

OUTRAS IMAGENS:















Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.