TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 2 de abril de 2023

Em mais um ano, amigos mantém tradição e limpam os caminhos que levam ao Morro do Canavial preparando para a Semana Santa

Os caminhos são limpos alguns dias que antecedem a Sexta-feira da Paixão, facilitando o acesso dos fiéis ao cruzeiro no topo, onde acontece o Ofício da Paixão de Cristo
Mantendo uma tradição que passa por gerações, os caminhos que levam ao Morro do Canavial em Ichu são limpos alguns dias que antecedem a Sexta-feira da Paixão, facilitando o acesso do fiéis ao cruzeiro no topo, onde acontece o Ofício da Paixão de Cristo.

Apesar da tradição ainda ser mantida, de acordo com Cristovam Almeida, filho do casal Roque do Mel e Dona Elvira, já falecidos, reduziu muito o número de pessoas que fazem essa tarefa. Ele demonstra preocupação de que quando eles morrerem essa tradição possa acabar.  

Os irmãos Critovam e Jorge do Canvial vão cortando o mato e relembrando o tempo de infância e juventude, contando que naquele tempo o número de pessoas fazendo a limpeza era grande, inclusive, os homens iam cortando o mato, e as mulheres varrendo, deixando tudo preparado.   
Para quem acompanha o trabalho, é um momento gratificante, pois passa a ouvir várias histórias, tipos de plantas e árvores, frutas, movimento das nuvens e tantos outros conhecimentos que os irmãos herdaram dos seus pais.  

A cada passo dado, o terreno vai ficando mais íngreme, exigindo de todos mais esforços e atenção, pois existem algumas pedras soltas que podem fazer com que a pessoa escorregue. Além disso, deve-se ter certo cuidado com animais peçonhentos.
Por fim, o trabalho é concluído e os participantes voluntários, ficam felizes por terem contribuído para que essa tradição possa ser mantida.
Confira outros momentos registrados pelo AL NOTÍCIAS   
Redação do AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.