TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fenação: tecnologia simples que garante alimento para o rebanho durante a seca.

No último dia 22 de novembro, a Técnica Agrícola Sandra Lima e o Agente de Desenvolvimento Social (ADS), Evanildo Fernandes,  ambos do projeto Braúna, fizeram um dia de campo com produtores atendidos pelo projeto na comunidade de Estrelinha, município de Cansanção.  Realizada em parceira com técnicos da Associação Regional da Escola Família Agrícola do Sertão (AREFASE) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Cansanção (SINTRAF), a atividade teve como objetivo orientar os agricultores sobre a fenação. A técnica consiste em retirar a água das plantas forrageiras, de modo que elas percam a umidade, sem perder os nutrientes. A fenação é uma alternativa barata e simples de produzir alimento para o período de estiagem no semiárido. De acordo com o Coordenador do Braúna, o agrônomo João Sant'ana, a equipe têm realizado atividades sistemáticas nas comunidades sobre a produção de alimentos para reserva, sanidade animal e acesso a políticas públicas. “O objetivo é fazer com que trabalhadores e trabalhadoras rurais tenham acesso a informações e tecnologias agroecológicas que garantam uma vida melhor” salienta João. O agrônomo destaca que na região semiárida a seca é constante e por esse motivo é importante que o produtor conheça a técnica de fenação para garantir a reserva de alimento para os animais. Confira como produzir o feno com gramínea:

O Primeiro passo para a produção de feno é o corte da forragem (planta utilizada na alimentação animal). Na atividade realizada na propriedade da agricultora Ana Maria Fernandes, a planta usada foi o capim Buffel.

1 – Corte a forragem no início da floração. Esse processo deve ser realizado quando o sereno das plantas tiver secado;

2 – Secagem: Espalhe a forragem em local aberto e ensolarado para iniciar o processo de secagem; 

3 – Viragem: Revire a forragem pelo menos duas vezes durante toda a secagem;

 
4 – Enfardamento: Depois de completamente seco, o feno deve ser enfardado para facilitar o armazenamento. Esse processo pode ser feito de maneira mecânica ou manual. Para dividir o feno em fardos, cave um buraco quadrado de 40 x 40, com aproximadamente dois palmos de altura como na figura. Forre com lona ou plástico, coloque as cordas que vão amarrar o fardo (figura 2). Encha com o capim já desidratado.  
figura 1

figura 2 (prenda a ponta das cordas com pedras)


 Para armazenar o feno é só guardar os fardos em local seco e arejado.


Dicas para ajudar na preparação do feno

Para saber o ponto certo do feno, corte em pedaços pequenos um pouco do material que você fenou, coloque dento de um vidro de boca grande (pode ser de café solúvel ou de maionese) juntamente com sal. Em seguida agite o vidro e coloque de cabeça para baixo. Se o sal ficar preso nas paredes do vidro ainda não está no ponto ideal, pois isto indica que o material ainda  tem certa quantidade de água (umidade). Se a forragem sair toda do recipiente é sinal que ela está no “ponto de feno”. Não corte as plantas em dia nublado, pois vai aumentar o tempo de secagem. Quanto menor o tempo de secagem, menor a perda do valor nutritivo do feno.

Fonte: Blog da Fatres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.