TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 1 de maio de 2012

Bahia tem 70 inelegíveis por problemas nas contas de campanha:

Por causa de problemas na campanha eleitoral de 2010 na Bahia, pelo menos 70 candidatos poderão ficar inelegíveis para o pleito deste ano por rejeição de contas de campanha. De acordo com o A Tarde, foram 52 candidatos com as contas reprovadas, dez com as contas extintas sem resolução do mérito e oito cujas contas sequer chegaram a ser prestadas aos órgãos competentes.

A situação é resultado de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tomada em março deste ano, de que políticos que tiveram contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral na prestação das eleições de 2010 não poderão disputar as eleições municipais deste ano. Antes desta interpretação, ficavam inelegíveis apenas os candidatos que deixavam de prestar contas. A estimativa do TSE é que pelo menos 21 mil candidatos do país se enquadrem na situação de contas rejeitadas.   

A inelegibilidade dos candidatos deverá ser referendada a partir de junho, momento do registro das candidaturas para as eleições deste ano, quando os candidatos terão que apresentar a certidão de quitação eleitoral.  De acordo com a interpretação do TSE, o candidato com contas reprovadas não será considerado quite com a Justiça Eleitoral. A confirmação de um possível indeferimento das candidaturas, contudo, ainda depende de uma análise caso a caso no período de registro.   

A interpretação do TRE sobre as contas de campanha, no entanto, deverá ser alvo ainda este ano de uma disputa no campo jurídico. A aprovação no pleno Tribunal, que se deu por 4 votos a 3, revela uma divisão dos magistrados sobre a constitucionalidade da matéria. A expectativa é que o tema  deverá ter diferentes interpretações pelos juízes que julgarem os processos de registro das candidaturas. No caso das eleições municipais, a decisão é tomada pelos juízes eleitorais, cabendo recurso no TRE e no TSE.   

As Informações são do A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.