TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ichu - Prefeito Recebe Comissão Emergencial da Estiagem e Promete atender todas as propostas que forem possíveis:


Nesta segunda-feira dia 28, o prefeito municipal José Dias Portugal recebeu em seu gabinete a Comissão Emergencial da Estiagem que é composta por representantes do SINTRAFI, APAEB, Associações Comunitárias e Paróquia. Estavam presente também o vereador Totonho, o Secretário de Administração e Finança José Nailton e o Coordenador Geral da FATRES, João Nilton Ferreira.
A sociedade civil organizada através das associações Comunitárias, o SINTRAFI, APAEB e Igreja Católica, vêm se reunindo desde o dia 08 de maio com o objetivo de encontrar alternativas para o combate ao efeito da seca e a convivência com ela no município de Ichu. Foram várias reuniões durante o mês, onde foram levantadas algumas demandas que hoje foi apresentada ao prefeito municipal.

DEMANDAS LEVANTADAS:
- Reativação dos poços artesianos existente no município, sendo nas comunidades de Casa Nova, Licurí (2 poços), Formigueiro e Canavial.
- Distribuição de água através de carro pipa para as Comunidades, em especial para aquelas que não possuem água encanada.
NOTA: Quem for beneficiado com carro pipa através do poder público, apresentar dados de quem deu a ordem no Departamento de Agricultura do Município. E limitar o número de no máximo três carros pipa de água/mês por família, sendo um para o consumo humano e dois para consumo animal.
- Limpeza das Cacimbas nas comunidades de Umbuzeiro, Mumbuca, Maxixe, Canavial, Queimada do Meio, Calumbí, Nova Esperança, Poço do Lajedo, Formigueiro, Boqueirão e Miragalho.
- Reativar a secretaria de agricultura do município.

O prefeito José Dias Portugal, pediu desculpas à comissão por não ter recebido nas duas vezes que foi procurado, e alegou que estava em Salvador justamente tratando de assunto voltado ao combate aos efeitos da seca no município de Ichu. O prefeito se comprometeu a analisar todas as propostas e falou sobre as limpezas das Cacimbas que segundo ele já podia ter sido realizado, e garantiu que não limpou, porque ainda não tinha sido procurado, o que levou o ex-presidente do SINTRAFI o senhor Adalberto Ermenegildo Carneiro dizer que já tinha ido sim, até a câmara municipal desde o dia 17 de abril solicitar providencias quanto às limpezas das mesmas e que o prefeito não foi comunicado por falta de interesse do legislativo que não encaminhou as solicitações dos agricultores até o prefeito, ressalta Adalberto.

O secretário Nailton que estava ao lado do prefeito e analisou todas as propostas da Comissão Emergencial da Estiagem, falou da dificuldade hoje que a prefeitura está tendo em encontrar carros pipas para atender o município de Ichu, segundo ele, as cidades da região estão todas na mesma situação e os carros pipas com documentações regulares já estão atendendo os municípios de origem o que está dificultando a contratação de outros carros para vim atender o município de Ichu, ainda segundo Nailton, existe carros pipas disponível e devido irregularidade na documentação a prefeitura não contratou porque nesta hora tem que ter muito cuidado para se evitar um problema depois, Ressalta o Secretario José Nailton.

Cristiana Brito, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu (SINTRAFI), que intermediou o diálogo com o prefeito representando a Comissão Emergencial de Estiagem, pediu ao prefeito José Dias Portugal que olhassem com muito carinho o apelo dos agricultores, segundo ela a situação hoje dos trabalhadores Rurais é muito difícil devido à falta de água, principalmente para os animais. “É hora também de pensarmos no futuro, pois não podemos resolver o problema do momento e se esquecer de que no próximo ano podemos ter outra seca como esta, e pra isso temos que discutir formas de se prevenir as próximas estiagem para os agricultores não sofrerem outra vez, porque precisamos aprender a conviver com a seca que isso está sendo rotineiro em nossa região”, lembra Cristiana.

O prefeito José Dias Portugal falou em entrevista para a radio Independente FM e o Ichu Notícias, que o governo Federal e Estadual está liberando recursos para o município de Ichu e que este recurso está sendo aplicado em várias ações de combate ao efeito da seca, segundo o prefeito, nem só o município de Ichu, mas sim todos os municípios da região vai dar a volta por cima com o apoio que vem recebendo do governo Estadual e Federal neste momento difícil que Ichu e região vêm enfrentando, lembra Zé Dias. Em relação aos poços, o prefeito disse que foi bastante inteligente a ideia e que ele vai sentar com sua equipe de trabalho e ver o que pode ser feito em caráter de urgência, já em relação às limpezas de Cacimbas, o prefeito garantiu que será realizado urgentemente, Justificando a urgência deste serviço, o prefeito brincou que era para ontem e não mais para hoje, diz o prefeito.

O Coordenador Geral da FATRES, João Nilton Ferreira, também falou da importância deste movimento e aproveitou para pedir empenho por parte do poder público municipal na realização de ações voltada aos Agricultores Familiares, segundo ele as prefeituras acostumam gastar fortunas com festas e não se preocupam com o homem do campo. Ainda segundo João Nilton, o governador Jaques Wagner tem destinado verbas na ordem de 105 milhões de reais sendo 65 milhões para a construção de cisternas de produção e 40 milhões para cisternas de consumo. 
Ainda segundo João Nilton,  em entrevista para radio Independente FM e o Ichu Notícias, para o município de Ichu ser beneficiado com estas cisternas, basta apenas juntar o conselho do município que é formado por pessoas da sociedade civil e poder público, e em parceria irem juntos buscarem este recurso do estado, porque segundo ele, o governo não libera este recurso para um único poder administrar, mas quando a sociedade civil está em parceria com o poder público aí sim consegue com maior facilidade, garante.   
Em relação as propostas encaminhada pela comissão ao poder público municipal, João Nilton disse na entrevista, que  pelo menos 80% delas pode ser atendidas pelo prefeito municipal, porque segundo ele essas propostas apresentadas não são bicho de sete cabeça, ressalta João Nilton
Matéria atualizada às 23 horas do dia 28/05/12
Ouça as entrevistas na íntegra:
Por Valdir Carneiro - Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.