TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 30 de setembro de 2012

ACIDENTE DE TRABALHO NA MINERAÇÃO JMC DE JACOBINA

No dia 16/09/2012 tem um acidente de trabalho na JMC YAMANA GOLD, um choco caiu em um eletricista da JMC que teve sua perna quebrada. A rádio CIPA lamenta o acidente ocorrido com o eletricista.

A rádio CIPA se junta nessa corrente de oração para que Deus abençoem o companheiro e que ele se recupere o mais rápido possível e volte para o seu lar com sua família.
Vai dar tudo certo companheiro!

Duvidas da rádio CIPA:
01 Usaram a maca para transporta a vítima do acidente?

02 A CIPA está fazendo inspeções nos ambientes de trabalho e nos equipamentos?

03 Quantos RBOLT a JMC tem?
04 Quantos "SCALER" equipamento para abater choco a JMC tem?

05 Qual foi a data do ultimo treinamento de primeiros socorros que a JMC aplicou em seus colaboradores?

06 O teto do ambiente de trabalho onde ocorreu a ocidente estava telado ou projeto com cimento?
07 Em qual equipamento o colaborador estava trabalhando na hora do acidente? 
08 Para que serve a concha da carregadeira?
09 Qual equipamento é utilizado para fazer trabalho em altura aí na jmc?
10 Quantas plataformas em condições de uso a JMC tem? 

11 O acidente com o eletricista tinha com ser evitado?

12 O acidente que imprensou o operador de carregadeira tinha como ser evitado?

Veja o que diz este informativo sobre o acidente que imprensou o operador de carregadeira, clique aqui e vejamais detalhes.

13 Gostaria de receber as cópias dos alalises dos acidentes de trabalho que imprensou o operador de carregadeira e do acidnte com  choco que caiu na perna do eletricista,

14 Gostaria de receber a cópia da ata da reunião extraordinária da cipa do acidenta da metalurgia de 2010.

15 Por que a JMC não emite a CAT de todos acidentes de trabalho  que acontece?
16 A procuradoria-geral federal já propôs alguma  ação regressiva a fim de obter o ressarcimento de alguma despesa com prestação social contra a jmc?
17 Algum médico perito do inss já foi aí fazer analise de acidente ou pericia no local do acidente?

Sugestão da rádio CIPA sobre a APA.
Invista mais em segurança no trabalho.
O dinheiro que se paga a APA não seria melhor investir em segurança?

Exemplo: telar o ambiente de trabalho dentro das minas principalmente nas áreas mais criticas.

Usa o dinheiro da APA na aquisição de plataformas,"roboltes","scaler", contratar mais pessoal para fazer o trabalho de contenção.
Pagar melhores salários ao colaboradores principalmente aos que estão com os salários defasados.

Ou ratear o dinheiro da apa entre todos colaboradores melhorando a PLR. São só umas sugestões.


As perguntas que não quer calar.
01 Qual o motivo das demissões que ocorreram nos meses de agosto e setembro de 2012 na JMC e nas terceirizadas?
02 É uma substituição de mão de obra?
03 A empresa está passando por uma crise?
04 O valor do ouro caiu?
05 a produção baixou?
Muitos colaboradores se dizem "perplexo e estupefatos com estas demissões.
No mínimo muito estranho essas demissões..

Com a palavra os diretores da JMC YAMANA GOLD

Por ivanilton dias radiocipa@hotmail.com - RADIO CIPA

3 comentários:

  1. Quantos Scaler tem na JMC
    Quantos Hobolt tem na JMC
    A quanto tempo estão parados por falta de manutenção

    Tenho informação de que não é dado a devida importancia na manutenção destes equipamentos

    ResponderExcluir
  2. Opinão sobre algo, é pura falácia e comunicação sem credibilidade, a Yamana Gold até investe em segurança , efetiva um sistema de gestão que atende as normas de segurança !
    O Motivo principal, são os recursos humanos , cultura , é só olhar para o comportamento das pessoas na cidade , no trânsito , não se cumpre as melhores praticas , não se respeita o mínimo das exigências legais , não se usa seta , estaciona carros na contramão, ultrapassam em faixas contínuas , usuários de motos sem capacete , não se usa cinto de segurança , joga-se "lixo" em qualquer lugar e por aí vai ... esse cidadão anterior descrito, é o mesmo que vai para dentro da empresa .... não se cumpre procedimento algum , então ,como obter resultado de qualidade ? E os desvios de segurança ? Ou será que esse individuo ao passar pela catraca da empresa deixa de ser o cidadão externo ? !!!! Segurança se faz com zelo e valor !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você conhece a jmc yamana gold?comunicação sem credibilidade?você acredita no mpt?os trabalhadores brasileiros e o povo acredita."opinião sobre algo"é pura falácia?o maior cego é o que não quer ver.

      Morte de mineiros reforça ação do MPT contra Jacobina Mineração


      Publicaco em: 07/03/2013
      O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia pediu que a Justiça do Trabalho conceda liminar obrigando a Jacobina Mineração Ltda. a adotar imediatamente procedimentos que garantam a segurança e a saúde dos trabalhadores. O pedido foi feito após mais duas mortes de mineiros na quarta-feira (06), em uma mina de ouro da empresa, explorada pela empresa canadense Yamana Gold, em Jacobina-BA. Na manhã do mesmo dia, procuradores do MPT e advogados da empresa estavam na vara do trabalho do município para a primeira audiência da ação civil pública que o MPT move contra a empresa justamente por causa da falta de segurança na mina.

      “Estamos investigando a Jacobina Mineração desde 2008 e de lá para cá identificamos uma série de irregularidades relativas ao meio ambiente de trabalho, que expõem claramente os funcionários a acidentes e a danos à sua saúde. Por isso ajuizamos a ação civil pública”, explicou a procuradora Vanessa Gil Rodrigues. Ela esteve na audiência inicial junto com o também procurador Márcio Cabral de Andrade. Assim que tiveram a notícia do novo acidente, que acabou resultando na morte dos funcionários Juarez Alves Pereira, 35 anos, e José Jackson Ponto Dantas, 32, decidiram pedir a liminar. O juiz Milton Deiró de Mello Júnior, no entanto, ainda não se pronunciou.

      Na ação, o MPT já havia solicitado o cumprimento de 102 itens de segurança, todos previstos em lei, que estavam sendo negligenciados pela empresa, conforme inspeções realizadas por auditores do trabalho. Como forma de indenizar a sociedade pelos danos morais coletivos, o MPT solicita que a empresa pague R$4 milhões. Caso seja concedida a liminar, a empresa terá que atender totalmente os 102 itens de segurança listados na ação, sob pena de multa diária por cada item descumprido.

      Uma nova audiência do caso já está agendada para o próximo dia 3. Até lá, o MPT deverá reunir documentos e informações sobre este novo fato, que se soma às evidências já apresentadas na petição que deu início à ação. “O MPT entende que essas duas mortes reforçarão a necessidade urgente de a empresa corrigir os procedimentos de segurança, o que deve ser determinado pela Justiça através da concessão da liminar, evitando que outros trabalhadores continuem a se expor a riscos de acidentes”, avaliou a procuradora Vanessa Gil Rodrigues.

      Ação Civil Pública de número 0001171.42.2012.5.05.0281
      Publicado por:
      Categorias: Noticia
      http://www.prt5.mpt.gov.br/module/publicacoes/publicacao.php?id=2976

      Excluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.