TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Ichu: Projeto de Reajuste Salarial dos Agentes de Saúde e Endemias foi aprovado e vereador Arraia foi nomeado como Líder do Governo


WP_20150331_001Existe um velho ditado que diz que “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, ou simplesmente “Água mole em pedra dura, tanto bate até que a água acaba”.

Esse ditado popular talvez tenha prevalecido durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ichu, realizada na noite de ontem, 31 de março, no que diz respeito a votação do Projeto de Lei 005/2015 de 19 de março de 2015 de autoria do Poder Executivo que altera a Lei Municipal 004/2007, fixa o Piso Salarial para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate a Endemias e dá outras providências.

Foram várias idas e vindas do referido Projeto no percurso Prefeitura/Câmara e Câmara/Prefeitura, reuniões, encontros, debates e embates até que foi aprovado por unanimidade.

Willian Gonçalves, Beto Santiago, Afonso e Egberto conversando antes do início da Sessão
Willian Gonçalves, Beto Santiago, Afonso e Egberto
conversando antes do início da Sessão

Quem esteve na sessão de ontem, pôde perceber que os vereadores de oposição Beto Santiago, Willian Gonçalves, Egberto e Manoel Afonso, antes da sessão ficaram do lado de fora talvez fazendo alguma combinação para aprovação do projeto.

A equipe do AL Notícias flagrou os opositores conversando com alguns Agentes, quem sabe até ouvindo a opinião deles.

Na semana passada, o vereador Beto Santiago não compareceu no legislativo, e os três que ficaram (Wly, Afonso e Egberto) se retiraram da mesa quando Eugênio (Presidente Interino) colocou em votação apenas os projetos 003 e 004. Relembre.
Bancada da situação conversando tranquilamente antes da sessão ser iniciada
Bancada da situação conversando tranquilamente
antes da sessão ser iniciada

Não é possível afirmar se a bancada da oposição teve alguma conversa prévia com os integrantes da situação, já que Carlinhos Moto, Eugênio, Arraia, Lúcia e Geovana conversavam tranquilamente dentro da câmara. Claro que eles tinham certeza que o Projeto seria aprovado naquela sessão até porque são maioria.

Iniciados os trabalhos, o Presidente Carlinhos Moto abriu espaço para que os pares falassem sobre o Projeto dos Agentes, tendo Geovana e Lúcia afirmado que não viam motivos para que o Projeto não fosse aprovado.

Beto Santiago se limitou a questionar se o referido projeto teria retornado ao legislativo sem alteração, ou seja, da mesma maneira da semana passada. Ele recebeu a resposta afirmativa de Geovana que basicamente não houve alteração no Artigo cobrado pelos Agentes e sim no “Caput”.

Assim houve a votação e todos os pares foram a favor não havendo a necessidade de intervenção por parte do presidente com o chamado voto de desempate ou “Minerva”.

Sessão do dia 24 e Sessão do dia 31. Diferente tamanha no número de pessoas presentes
Sessão do dia 24 e Sessão do dia 31. Diferença tamanha no número de pessoas presentes
Apesar de ter sido uma luta muito grande por parte dos Agentes e SINTRAPI para aprovação do Projeto com o piso salarial de R$ 1.014,00, deu para perceber que aos poucos os impasses foram se esvaindo e pelo que parece o interesse de alguns em assistir a sessão também, pois ontem o número de pessoas presentes foi muito menor se comparado a sessões anteriores.

Depois de muita cobrança por parte dos opositores, principalmente de Afonso, chegou um ofício do Prefeito Municipal indicando o vereador Edvaldo Apolônio como Líder do Governo na Câmara. Foi informado também, que pelo período de 60 dias estarão à disposição da população na sede da Câmara, as Prestações de Contas referentes ao exercício financeiro de 2014 dos Poderes Executivo e Legislativo.

Pauta Livre
Geovana – Parabenizou Normândia e Marina (Coordenadoras) em virtude da realização do Seminário do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Clique aqui e saiba mais sobre este Seminário.

Destacou o empenho da Diretora da Educação, Zaíra Gonçalves, para a realização do reordenamento das turmas nas escolas municipais que ajudará a otimizar os gastos na área da educação.

Falou do empenho de todos para a elaboração do Plano Municipal da Educação que norteará esta área durante dez anos. Desejou feliz Páscoa para todos.

Beto Santiago – Parabenizou o SINTRAPI pelas lutas, e destacou a aprovação do Projeto dos Agentes, lembrando que como fora dito pelo Prefeito George que não terá como pagar a diferença salarial referente ao ano passado e nem janeiro e fevereiro desse ano.

Em relação as outras classes ele relatou que o gestor deverá fazer uma folha suplementar para pagamento da diferença de janeiro e fevereiro. Santiago também desejou boa Páscoa para os ichuenses.

Arraia
Parabenizou os colegas pela aprovação do Projeto dos Agentes depois de tantos impasses. Ele afirmou que aquilo que não estiver no projeto mais foi garantido pelo prefeito com certeza será cumprido, pois caso não cumpra existe a justiça para ser acionada.

Professora Lúcia – Fez uma breve reflexão sobre a situação do País em virtude do fechamento de grandes empresas que vem gerando desemprego desenfreado.

Falou da crise hídrica que antigamente só afetava o Nordeste e agora vem tomando conta do Brasil.
Parabenizou o SINTRAFI pela realização da mobilização pelo Dia da Água, destacando a atividade e a forma como Dona Miraci vem produzindo hortaliças na comunidade de Licuri. Clique aqui e saiba mais sobre a Mobilização pelo Dia da Água.

Relatou a participação na atividade do PME, no encontro do CMDCA sobre a eleição do Conselho Tutelar.

Afonso – Destacou a nomeação de Arraia como Líder do Governo e em seguida disse que foi informado de que o Hospital Municipal passou alguns dias da semana passada sem médico. Disse que foi denunciado em uma rádio de que teria um carro da saúde rodando sem freios.

Reclamou que no Hospital as camas estão enferrujadas, as paredes descascadas, colchões rasgados e sem lençóis.

“Vereador, Prefeito, Secretários e qualquer político são pagos pelo povo e tem por obrigação atender bem”, disse Afonso.

O edil reclamou de encascalhamento nas estradas que, segundo ele, estão em péssima situação. Falou dos perigos que rondam as estradas que cortam o município de Ichu com a quantidade de animais soltos.

Professora Lúcia pediu espaço e informou que o Prefeito George já solicitou a presença do caminhão gaiola para apreensão desses animais, e que infelizmente o município não tem condição para apreende-los, pois para isso acontecer terá de oferecer um local com comida, água, cuidador de animais e veterinário.

Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.