TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 6 de maio de 2015

A importância da nutrição para a prática esportiva – Por Dra. Calila Santiago


Calila 
A procura por uma alimentação adequada vem crescendo significantemente através dos desportistas nos últimos tempos. Sabemos que uma boa alimentação consiste em bons resultados quando associada ao treino esportivo. A alimentação é, portanto, de fundamental importância para um bom desempenho em qualquer modalidade esportiva. Para isso, deve ser balanceada e completa, fornecendo os nutrientes necessários ao organismo para que ele realize suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos e, além disso, produza energia.

Cuidando devidamente da alimentação, o atleta ou esportista conseguirá não só manter a sua saúde, mais também preservar sua composição corporal, favorecendo o funcionamento das vias metabólicas associadas à atividade física, permitindo o armazenamento de energia (glicogênio muscular) retardando a fadiga pelo aumento da resistência ao exercício, contribuindo para incremento da massa muscular (hipertrofia) e auxiliando na recuperação de lesões ou traumas eventualmente provocados pelo exercício.

Quando elaboro uma dieta para o desportista levo em consideração alguns fatores necessários para aplicar uma conduta adequada como anamnese, avaliação corporal, exames laboratoriais, sexo, idade, peso, estatura, patologias, tipo de esporte e a fase em que o atleta se encontra (treinamento, competição ou pós-competição) além disso, considero os hábitos alimentares do atleta ou esportista, as intolerâncias alimentares, entre outros.

Pode-se dizer que uma orientação nutricional personalizada, juntamente com um treinamento bem elaborado, proporcionarão ao atleta grandes conquistas com excelentes resultados. O importante é procurar profissionais habilitados um professor de educação física para acompanhá-lo em seu treinamento, e um nutricionista para estabelecer a melhor dieta . Assim, seu rendimento será melhor e o seu corpo ficará mais saudável.

Publicada pela Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.