TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 5 de maio de 2015

Cães com suspeita de Calazar preocupam moradores próximos ao Centro de abastecimento em Ichu.

Dois cães doentes que foram abandonados há algum tempo, nas imediações do Centro de Abastecimento novo que fica no centro da cidade de Ichu, preocupa os moradores das ruas Fernando Carneiro e Cidália Romana Carneiro, isso porque os animais estão com todos os sintomas de Leishmaniose visceral canina, conhecida tradicionalmente como o Calazar, doença incurável que pode transmitir para os humanos através do mosquito da espécie Lutzomia longipalpis, ou “mosquito-palha”, como também é conhecido. 

Alguns pais bastante preocupados procurou a reportagem do Ichu Notícias para pedir providências, alguns chegaram a relatar que os filhos acostumam brincar na sombra do estabelecimento quando não estão na escola e que agora estão trancados dentro de casa com medo de uma possível contaminação da doença. 

É possível observar que os animais estão sangrando via nasal e oral, bem como outros sintomas do calazar como pelagem e alteração do abdômen. Para complicar ainda mais a situação, todo o chão do Centro de Abastecimento está sujo de sangue que aparentemente foi da cadela que teve parto e os filhotes nasceram mortos. 

Tiinha, João Paulo e Laézio pedem providências
O motorista Laézio Marcelo Carneiro, o professor João Paulo e a comerciante Elza Solange Carneiro conhecida como Tiinha, são alguns dos prejudicados visto que moram bem em frente o estabelecimento que está todo impregnando de sujeira, eles pedem providências das pessoas responsáveis. 

Segundo informações apurada no local, a cadela pertencia a um trabalhador da empresa responsável pela construção da BA-233 que após o término da obra, o mesmo foi embora e abandonou o animal, já o cão ninguém soube informar quem é o dono. 

Em contato com o agente de endemias o senhor Jurandir de Araújo, fomos informados que o material de controle da doença está em falta e que a previsão é que ainda esta semana esteja chegando. Conforme Jurandir, antes de qualquer ação contra o animal é preciso à confirmação da doença e que para isso é necessário coletar amostra do sangue e enviar a um laboratório para análise e que este processo dura em torno de 15 dias. 

Ainda conforme o agente, assim que chegar o kit que virá até Ichu já que ele reside no povoado de Tanque Grande em Serrinha para fazer a coleta do sangue dos animais suspeitos. 

 Resto de parto da cadela está por todo os lados

 Resto de parto da cadela está por todo os lados

 Resto de parto da cadela está por todo os lados

 Este cão não se sabe quem abandonou, sabem-se que há muito tempo se encontra perambulando pelolocal

 A testa do animal está muito inchado e com suspeita de infecção

 A cadela está bastante debilitada

 A pelagem que começou próximo aos olhos já toma todo o corpo

 A cadela é mansa porém pode estar infectada com Leishmaniose

A cadela teve ao menos três filhotes e todos nasceram mortos

A cadela teve ao menos três filhotes e todos nasceram mortos

A cadela teve ao menos três filhotes e todos nasceram mortos

A cadela teve ao menos três filhotes e todos nasceram mortos

A cadela teve ao menos três filhotes e todos nasceram mortos
 Redação Ichu Notícias // Rádio Independente Fm

Um comentário:

  1. Bom sobre minha opinião para tudo tem uma cura, mas pegar um animal e matar sem motivo sou contra agora ajudar esse animal em um ambiente onde ele não traga risco aos medrosos deixando ele seguro da população é ate melhor opção para ambas partes, isso seria o melhor jeito de se ajudar ambas partes sem prejudicar nada se caso animal depois dos exames constar que não tem a doença que muitos já falam sem saber antes que é por motivo de algumas palavras sobre doenças muitas pessoas já tem medo isso ate eu tenho mais vamos antes de fazer alguma coisa deixar para especialistas no caso por que matar matar um animal inocente por causa de seu estado isso depois trás arrependimento tarde.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.