TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 5 de maio de 2015

Ichu: Confira como está a situação da Dengue no município

24 cidades baianas estão em estado de alerta
Foto: Rede Globo
Entre 1º de janeiro e 24 de abril deste ano, foram notificados 20.813 casos de dengue na Bahia, segundo levantamento da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). 

Conforme o órgão, o número indica um aumento de 153% nos registros da doença em relação ao mesmo período de 2014, quando 8.241 casos foram confirmados.

Apesar de no estado ter acontecido aumento nos casos dessa doença na Bahia, no município de Ichu a situação está sobre controle conforme Ruany Almeida que é a Coordenadora Municipal da Vigilância Epidemiológica.

2014-07-22-10.04.29
Segundo a Coordenadora, esse ano foram notificados 09 casos, sendo que destes, 02 foram confirmados e 02 descartados. Ainda estão sendo aguardados os resultados de 05 suspeitos.

Ruany esclarece que os casos descartados de Dengue continuam sendo analisados para Chikungunya, já que esta doença vem crescendo bastante  na região e o resultado dos exames demora bastante. Ela também explica que existe a possibilidade de uma pessoa estar com Dengue e Chikungunya ao mesmo tempo, por isso a análise é bem minuciosa.

Vale destacar que existe no município um caso suspeito de Zika Vírus. Uma doença que até pouco tempo vinha sendo considerada misteriosa. Ela tem o mesmo mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, mas o contágio pode ser feito por outros, a exemplo do aedes albopictus. Febre, diarreia, dores e manchas no corpo são sintomas. É o primeiro registro do vírus no país.

Para Ruany a queda nos casos de Dengue no município de Ichu se deu mediante o empenho por parte dos Agentes de Endemias que se desdobraram neste trabalho, mudando inclusive algumas estratégias de atuação.

Existe agora uma preocupação, pois acabou a semana passada o estoque do Larvicida que é utilizado para combater o mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia está aguardando receber este material do Ministério da Saúde  para ser repassados aos municípios.

Vale destacar que no ano de 2014 foram notificados 49 casos de Dengue em Ichu, sendo que destes 31 receberam a confirmação e 18 foram descartados.

Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.