TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 5 de maio de 2015

Ichu: APAE continua passando por sérias dificuldades e precisa de ajuda da comunidade para não fechar as portas

APAE continua passando por sérias dificuldades financeiras
Fundada em março de 1990, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ichu  (APAE) já foi uma das principais instituições sociais do município e porque não dizer da região do sisal. 

Com um trabalho sério e comprometido, a APAE conseguiu dar dignidade para diversas pessoas com necessidades especiais contribuindo para a inclusão social.

Durante esses 25 anos de existência foram muitas campanhas, festas, torneios, eventos, buscas de parcerias,  entre outras iniciativas para que junto com as mensalidades dos sócios a entidade continuasse realizando com muito amor o seu papel.

Apesar de toda a importância, a entidade ao longo do tempo passou a conviver com as dificuldades, falta de recursos e muitas das vezes de apoio, chegando a uma situação bastante complicada.

No início da atual gestão, o Prefeito Antonio George em entrevista ao Site AL Notícias informou que por estar começando os trabalhos não teria como, naquele momento, ajudar diretamente a APAE, mas estaria junto com o Deputado Estadual Bira Corôa cobrando da SEDES a liberação de recursos. (Relembre).

Naquela ocasião, George afirmou que estava lutando para tirar o município da inadimplência, mas que com o tempo iria encontrar uma maneira de ajudar a entidade.

Em outubro de 2013, a Rádio Independente entrou nessa luta e desenvolveu uma campanha para que a comunidade se mobilizasse e não deixasse fechar a APAE e consequentemente acabar com a história e o legado desta instituição.

Diretoria da Independente FM reunida com integrantes da APAE  (Foto: Ichu Notícias)
Diretoria da Independente FM reunida com 
integrantes da APAE (Foto: Ichu Notícias)
Com o objetivo de tentar se inteirar e ao mesmo tempo mostrar para a comunidade ichuense a atual situação da APAE, a equipe do AL Notícias conversou com Natalina Oliveira (Presidente) que fez um breve relato de como está a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ichu.

Leiam na íntegra o relato da Professora Natalina Oliveira (Presidente da APAE)
A Presidente conclama toda a sociedade ichuense a colaborar, pois a situação se agrava a cada dia.
A Presidente conclama toda a sociedade
ichuense a colaborar, pois a situação
se agrava a cada dia.
Nossa Escola tem por missão a garantia do acesso e permanência do aluno em nossa Instituição preparando e levando à inclusão Social, visando à socialização para uma aprendizagem de qualidade, atuando em parceria com as partes interessadas visando o atendimento das necessidades e expectativas da população por nós atendida.

Atendemos uma clientela de 70 alunos. Sendo 40 em sala de aula e 30 em atendimento domiciliar, mas atualmente contamos com uma frequência diária de 25 alunos contando com alguns da Rede Municipal que recebem atendimento em nossa Escola em turno oposto.

Nossos funcionários são dez: sendo 02 doados pela Prefeitura; 02 doados pelo Estado; 02 PST; 01 terceirizado e 03 pela Associação.

Contamos com um número de 60 sócios fixos e mais alguns que ajudam indiretamente sempre.

Dificuldades:
1- Pouca participação dos pais em reuniões;

2-Conclusão dos documentos exigidos para a Lei de Subvenção Social já que alguns dependem de terceiros e estamos aguardando; Motivo este que ainda não foi renovado o contrato com a Prefeitura Municipal;

3- Funcionários que trabalham em nossa Associação com salários atrasados em virtude do atraso do repasse por parte da SEDES (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social) que se encontra atrasado desde os últimos meses do ano passado.

4- A Merenda Escolar que somos contemplados pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) até hoje não foi enviada para a nossa escola mesmo já tendo procurado O Conselho Municipal de Educação.

E esta é a nossa atual situação estamos vivendo da contribuição dos Sócios que não dá para cobrir metade das despesas do mês. Mas se não fossem “eles” não teríamos nada!

Às vezes penso até em entregar, mas   apesar de não estar bem de saúde sou persistente e acredito em um Deus Criador que no final tudo dará certo.

Algumas conquistas:
Conseguimos sanar a dívida com a Receita Federal que estava em torno R$ 2.764,72, mas depois da negociação pagamos R$ 1.382,36;

Resgatar o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) do Ministério da Educação, pois desde 2009 não estávamos mais recebendo.

Meus agradecimentos ao AL Notícias e especialmente a você pela oportunidade e pedir apoio não só do Poder Público, mas de toda comunidade.

Caso queiram fazer alguma doação a nossa C/C é 051.082 Agência-3064

Ressaltando que o apoio moral também é válido nos ajudando com um trabalho de conscientização, pois em pleno Século XXI ainda tem muitas pessoas que acham que a APAE é lugar para doido, quando na verdade são pessoas muito especiais que como nós, AMAM e com toda sinceridade e pureza no coração!

A situação da APAE de Ichu tem sido um dos pontos de discussão nas reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social, principalmente pela falta de liberação de recursos por parte do Governo do Estado.

Conforme José Carlos (Secretário de Assistência Social), ele tem cobrado bastante da SEDES o repasse do referido recurso.

Recentemente, Natalina Oliveira esteve na Secretaria de Educação conversando com Renato Adelino quando o mesmo ainda atuava como Secretário, cobrando ajuda para a merenda escolar. Na oportunidade, Renatinho informou que estaria conversando com o Prefeito George com o objetivo de encontrar uma solução.

Passados alguns dias, houve a substituição de Renato Adelino por Carlos Tadeu, tendo a nossa equipe entrado em contato com o novo Secretário de Educação que garantiu que vai juntamente com o Prefeito verificar as finanças do município,  para tentar encontrar uma maneira de colaborar com a entidade de forma legal e dentro das possibilidades.

Detalhe:
Surgiram diversos comentários de que o MEC (Ministério da Educação) pretendia fechar as APAES, e assim muitos começaram a encarar essas entidades com outra visão, no entanto, em nota,  a própria Autarquia (MEC) descartou essa possibilidade esclarecendo o seguinte:

O objetivo do MEC é construir uma política educacional inclusiva com o apoio de todos. Portanto, cabe esclarecer que as APAEs não vão deixar de existir. O modelo de educação inclusiva defendida pelo MEC é apoiado também por entidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, como por exemplo, a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, e também por entidades como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O MEC entende que estudantes com deficiência têm especificidades e precisam ter atendimento mais individualizado. No entanto, o atendimento individualizado deve dialogar com a escola em que o aluno está inserido. O MEC entende que é fundamental para o aluno com deficiência acessar as escolas regulares para ter experiência e convivência escolar com outros estudantes. É importante também que os estudantes que não possuem deficiências aprendam a lidar e respeitar as diferenças. Isso faz parte do processo de socialização, que se inicia na escola.

O Site AL Notícias se solidariza com a APAE e cobra de todos ajuda efetiva para a entidade.

Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.