TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Ichu: GAC emite Nota de Esclarecimento aos moradores do Bairro Cortiço sobre fiscalização ambiental no Laticínios Aleluia


IMG_5069 
Técnicas do GAC (Gestão Ambiental Compartilhada) / CONSISAL estiveram nesta quinta-feira, 16, na Secretaria Municipal de Educação onde também funciona a Secretaria de Agricultura para tratar com integrantes do COMDEMA sobre várias situações ligadas ao meio ambiente no município de Ichu entre eles a liberação de licenças para postos de combustíveis e empresas de segmentos diversos como panificadores, oficinas, telefonia, internet, rádio, revendedoras de derivados de petróleo,  entre outros.

Edson Matos e Vilmaci integrantes do COMDEMA foram capacitados em uma oficina realizada pela manhã para estarem aptos ao atendimento às empresas que desejarem terem suas liberações.

Em Ichu funcionam dois postos de combustíveis sendo o Ichuense (BA 411) e o Aleluia (Av. Elvira Freitas) e ambos necessitam de licença ambiental para estarem legalizados. Por este motivo  representantes das empresas compareceram na Secretaria para receberem algumas instruções, bem como apresentarem documentos necessários.
IMG_5070
Pedro Junior representando o Auto Posto Aleluia. Hélio do Auto Posto Ichuense também compareceu
As Técnicas Ambientais Káttia Araujo e Mariella Araujo também verificaram o relatório do COMDEMA referente a inspeção realizada no Laticínios Aleluia relativas a adequação do empreendimento às normas legais.
IMG_5068
Após analisarem o referido relatório, foi emitida uma Nota de Esclarecimento direcionada principalmente aos moradores do Bairro Cortiço. Leia na íntegra.

Srs.(as) Residentes do Bairro Cortiço
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Vimos através deste, COMUNICAR a todos os moradores que foi realizada a fiscalização ambiental no empreendimento LATICÍNIO ALELUIA, relacionadas às denúncias ocorridas.

Diante da situação encontrada, salientamos que medidas mitigadoras e corretivas estão sendo providenciadas para que não haja mais problemas e incidentes relativos ao processo de produção e pasteurização do leite.
Já foram encaminhadas algumas medidas como:
  • Abertura do processo de regularização ambiental, junto a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município;
  • Regularização junto ao Departamento de Vigilância Sanitária;
  • Reestruturação física do empreendimento, com adaptações para descarte dos rejeitos derivados da produção, emissão atmosféricas e queima indiscriminada da lenha oriunda da Caatinga;
Salientamos a importância de trabalharmos juntos em prol de um meio ambiente sadio, e em parceria com o desenvolvimento econômico do Município, sem causar nenhum transtorno, e sem precisar ser tomadas medidas junto à Promotoria Pública.

Técnicas do GAC: Programa Gestão Ambiental Compartilhada, Convênio nº 008, parceria SEMA (Secretaria Estadual de meio Ambiente) e Consisal (Consórcio Público do Território do Sisal).

 Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.