TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

‘Os Sertões’ de Euclydes da Cunha ganha nova edição crítica

A edição caprichada de Os Sertões, que volta às lojas em volume definitivo organizado pela professora emérita da USP Walnice Nogueira Galvão, é quase um manifesto da Ubu, casa editorial recém-criada por duas ex-Cosac Naify, a editora Florencia Ferrari e a diretora de arte Elaine Ramos. A Ubu, com o livro, não nega as raízes – e a proposta que tem.
A bela edição gráfica de capa dura desenhada com contornos cartográficos dá rosto a um volume de qualidade robusta, que reúne a melhor fortuna crítica sobre o clássico de Euclides da Cunha, além de fotos da caderneta do autor, das emendas que serviram para abrasileirar o texto e das imagens feitas pelo Flávio de Barros, as únicas conhecidas do conflito de Canudos, que o escritor cobriu como correspondente de guerra do jornal O Estado de S.Paulo.

Na fortuna crítica, há ensaios de Sílvio Romero, Gilberto Freyre, Antônio Candido e Antônio Houaiss, entre outros. Uma outra edição ainda maior, com dois volumes embalados por uma caixa, e com tiragem de apenas 1.000 exemplares (o volume único saiu em tiragem de 3.000), conta ainda com um ensaio de Walnice, Variantes e Comentários.

No texto, a pesquisadora analisa as diversas versões de Os Sertões publicadas em vida por Euclides da Cunha, que bancou as primeiras edições e foi reescrevendo o livro até deixá-lo próximo do registro oral. 

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.