TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Projeto de Galinha Caipira é premiado durante Bahia Rural Contemporânea

O projeto de Galinha Caipira com Homeopatia, da comunidade Quilombola Kingoma, localizada em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, foi um dos vencedores da segunda edição da Seleção Nacional de Boas Práticas de Assistência Técnica Rural (Ater), premiado durante a primeira edição do Bahia Rural Contemporânea, que acontece no Parque de Exposição em Salvador, até este domingo (4). 
O edital premiou as experiências exitosas que poderão ser replicadas no Brasil. A criação de galinha caipira tem grande importância para os agricultores familiares baianos, possibilitando uma fonte de renda com a venda de carne e ovos, além de oferecer, às famílias, alimentos de alto valor proteico.  

O agricultor Antônio Carlos Novaes, morador do Quilombo Kingoma, conta que passou por momentos difíceis com grande perda de animais. “Comecei criando galinha pra ter uma renda e comecei criando 200 aves, mas logo de cara perdi 138, foi quando procurei ajuda e fiz o curso de criação de galinhas com instrutores da Bahiater, que fizeram uma visita na minha área e detectaram vários problemas”
Antônio conta como a vida mudou. “Hoje a mortalidade é zero, já recuperei minha criação, os galinheiros estão organizados por categoria, temos cuidados com a limpeza e produzimos uma alimentação de qualidade para os animais, esse prêmio representa a minha vitória”.   

De acordo com o técnico da Bahiater, Ronaldo Silva, a prática consistiu em orientações e acompanhamento técnico continuo com recomendação de tarefas ao produtor, registradas em diário de produção rural. “Antes do início do trabalho de Ater estava tendo alta mortalidade em seu plantel. Após, o agricultor frequentar o curso esse quadro mudou. Faltava a aplicação de tecnologias simples e havia poucas práticas de manejo adotadas”.  

A homeopatia tem sido uma aliada para os produtores, pois, além de ser de baixo custo, proporciona o controle das doenças dos animais de maneira natural e não agride o meio ambiente.

Ascom/SDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.