TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Riachão: Prefeita Tânia confirma inauguração de praça e rebate “picuinha política” de deputado

Em nota enviada ao Ministério Público, o milionário deputado estadual Alex da Piatã (PSD), que tem base politica em Conceição do Coité, alegou a “crise financeira que assola as cidades baianas” para solicitar à Promotoria intervenção pelo cancelamento da inauguração da Praça da Matriz, em Riachão do Jacuípe, que contará com show da banda Harmonia do Samba. A inauguração está marcada para esta quarta-feira (28), a partir das 18 horas.
Na nota o deputado faz ilações, arguindo que “o valor a ser pago pelo dinheiro dos cofres municipais pode chegar a R$ 80 mil”.  O deputado milionário afirma “soar estranho o Poder Executivo contratar a banda como atração de peso, visto o período turbulento das finanças municipais”.  Na nota, Piatã alega ainda que “em torno de 80 pessoas (algo em torno de 10% da totalidade dos funcionários!) foram demitidas sob a necessidade de rigidez econômica que vive o poder local. É um número considerável para uma cidade do porte dessa”.

Apesar de tentar se mostrar “sensível com o quadro em que vive os municípios”, o deputado Alex não deixa escapar aos bem entendidos que toda a sua argumentação está motivada por picuinha política, já que ele teve o apoio na sua eleição do ex-prefeito José Raimundo Martins, que já prestou serviço ao seu gabinete e nem se sabe se já está desvinculado, além de atualmente estar aliado com o prefeito eleito Zé Filho, todos adversários da prefeita.

Apesar de falar em sensibilidade com a crise, o deputado não justifica, por exemplo, os eventos festivos que patrocina na região, onde ele mesmo alega que todos os municípios estão em dificuldade. Ligado à atual administração de Conceição do Coité, onde sua esposa foi eleita vice-prefeita, o parlamentar não cita os valores e a quantidade de bandas contratadas pela prefeitura durante o São João, embora o prefeito Assis nada tenha a ver com a história e tenha feito tudo dentro das normas. “Ou ele não entende nada de Riachão ou acha que só o seu município pode promover festa”, disse uma aliada da prefeita Tânia Matos (PDT) ao comentar a postura do parlamentar.

alexdapiataPelo extrato das reações das pessoas nas redes sociais, o deputado, que antes de se aliar com o governador Rui Costa (PT) era seguidor do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), não se deu bem com a picuinha que quis criar. “Antes de se preocupar com questões de um município que não é o seu, e se tivesse mesmo preocupado com a moralidade e sensível aos problemas da população, o deputado já teria renunciado às benesses que tem na Assembleia Legislativa. Mas, nesse caso, ele prefere se calar”, reagiu uma jacuipense indignada.

Sobre o factoide criado pelo parlamentar coiteense, a prefeita Tânia Matos soltou uma nota no seu Facebook, não só comentando como desqualificando o fato, além de mostrar como uma gestora honesta procede. Confira:

Nota de Esclarecimento
taniaA Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe torna pública nota de esclarecimento acerca da matéria veiculada em meios de comunicação do Deputado Alex da Piatã, onde o mesmo, de forma leviana, acusa a Gestora Municipal de realizar inauguração com festividade sob argumentação de que o município se encontra em crise financeira em razão de exonerações ocorridas após as eleições e de não ter cedida uma máquina para execução de uma obra de rede de água, e por esta razão solicita providências do Ministério Público.

Embora votado no município o deputado não se ateve que as exonerações mencionadas foram em decorrência de cargos (comissionados) de setores onde a desocupação não prejudicada o funcionamento dos serviços básicos, serviços estes que estão sendo prestados ininterruptamente pelo município, inclusive fato inédito na história da política jacuipense, especialmente quando em final de Governo estes serviços são paralisados.

pracaDesconhece o Deputado aqui votado de que os servidores públicos não possuem um dia sequer de atraso, muito menos os prestadores de serviços. Afinal de contas desarruada sua afirmação na medida em que não se faz festa sem recurso para pagar, logo o artista não sobe no palco. Além do mais o serviço de água informado não é no município de Riachão do Jacuípe, mais sim de Conceição do Coité.

As medidas adotas na Gestão da Prefeita Tânia Matos buscou equacionar as finanças públicas frente a crise econômica, de modo que possibilitou não só a festa a se realizar no dia de amanhã (hoje), como a realização há meses atrás do São João mais gostoso da Bahia. Destaque para a dupla de renome nacional Matheus e Kauan que participou da festividade, e todos os custos da festa equacionados.

Vale destacar, ainda, que há poucas semanas o Ministério Público Estadual solicitou certidão ou declaração das concessionárias de serviço público onde comprovasse a adimplência do município. Diferente do quanto encontrado em 2013, pudemos provar o pagamento tanto dos débitos encontrados, como do débito corrente, não havendo qualquer dívida.

Portanto, as medias adotadas só reforçam a responsabilidade com as finanças públicas e estas resultaram na possibilidade de realização de um evento deste porte com dinheiro em caixa para pagamento sem qualquer prejuízo na execução dos serviços.

“Economizamos para possibilitar isso a nosso povo. É um sonho inaugurar esta praça e vamos inaugura-la com festa. Estamos entregando diversas obras até dia 31. Infelizmente o deputado votado no nosso município tem desconhecimento do quanto estamos realizando, principalmente em manter todos os serviços para a população. Até a praça ornamentamos, muito diferente de final de outros governos. Trabalhamos para o nosso povo e vamos realizar a festa para o nosso povo. Deputado precisa conhecer mais o município que é votado”.

Prefeita Tânia Matos
Fonte: Interior Da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.