TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Assis toma posse para segundo mandato e cita grandeza do povo coiteense

Assis agora conta com Val a primeira mulher vice prefeita do município. Deputados, vereadores e lideranças políticas compareceram aos eventos.
Assis não fez discurso na Câmara, deixou para fazer na Praça, assim como em 2013
O prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT), tomou posse para o segundo mandato consecutivo, como chefe do executivo municipal, na tarde deste domingo, 1º de janeiro de 2017. Na Câmara de Vereadores do município, Assis assinou os documentos, agradeceu a família e desejou sucesso aos vereadores. Não houve outros pronunciamentos durante a sessão solene.
Antes e durante a posse os carros tocaram as músicas da campanha
Empossado juntamente com a vice Val seguiu para o palco na Praça Oito de Dezembro onde agradeceu a equipe de governo. “Nós governamos para todos. Nós tivemos a melhor equipe de governo com muita qualidade e esta equipe fez com que o povo quisesse a continuidade desse projeto, muito obrigado a cada um de vocês”, agradeceu o gestor.

“Vamos construir a sociedade dos nossos sonhos”, afirmou Assis
Citou o a crise econômica, as dificuldades e os avanços. Usou parte do discurso de 19 minutos para narrar o episódio da véspera da eleição quando foi perseguido por opositores e precisou se proteger na sede da Polícia Militar. Mas principalmente enalteceu as qualidades e grandeza dos coiteenses. Ainda no decorrer da fala prometeu mais serviços, obras e realizações. “Vamos construir a sociedade dos nossos sonhos”, afirmou.

Para a oposição o prefeito também deixou o recado. “Se quiserem disputar a próxima eleição reconheçam a nossa vitória, façam oposição responsável, respeitem a vontade do povo coiteense. Façam o que fizeram os vereadores na manhã de hoje”, declarou o gestor.
Primeiro prefeito reeleito e primeira mulher no executivo municipal da história de Coité
Mulher de fé e coragem. É assim que a vice Val (PSD) é vista no grupo político e na cidade. “Espero que Jesus abençoe cada um dia nós”, disse a nova gestora. “Vamos honrar os votos de cada um. Muito obrigado a cada um de vocês”, finalizou Val agradecendo aos pais e toda a família.
Alex da Piatã há quatro anos discursava como vice de Assis, hoje é deputado
estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia
O deputado Alex da Piatã prometeu mais trabalho e união. “Vou continuar lutando junto com Assis e Val para que nós possamos fazer muito mais por Conceição do Coité”. Alex foi eleito em 2016 um dos deputados mais atuantes do legislativo baiano.  Também compareceu ao evento o deputado federal Afonso Florence (PT).

Posse dos vereadores
A posse dos vereadores aconteceu pela manhã. O professor Danilo Ramos assumiu a presidência da Câmara, já o vice-presidente é Ernandes de Tó e o secretário é Silvan da Faresi.

Todos os vereadores compareceram pela manhã, mas a tarde a oposição não foi. A mesa diretora foi eleita por unanimidade.

Confira a lista dos 15 vereadores para o quadriênio 2017-2020
Adalberto Neres Pinto Gordiano – Betão
Danilo José Ramos de Oliveira – Professor Danilo
Elizane de Pinho Cana Brasil – Elizane de Almas
Eriberto Antonio Almeida Filho – Lindo de Neusa
Ernandes Lopes da Silva – Ernandes de Tó
Francisco Cesar Braz Silva – Cesar do Hospital
Iêdo Tanajura Cirino – Dr. Iêdo
Ivaldo Araújo Almeida – Araújo
Jeronimo Mendes de Oliveira – Gel de Tetê
Jose Jailmo Pereira Gomes – Nego Jai
Juçara Silveira Oliveira – Juçara de Mário da Caixa
Pedro de Jesus Almeida              – Pedrinho da Sambaíba
Raimundo Carneiro de Oliveira – Raimundo Carneiro
Renivaldo dos Santos Lima – Reni do Sindicato
Silvan Batista da Silva – Silvan da Faresi

Eleições
Assis obteve 22.198 votos (53,06%) contra 19.634 de Vertinho que representa (46,94%) a frente de Assis foi de 2.564. Foi a primeira vez que um prefeito foi reeleito na cidade e uma mulher assumiu um cargo no executivo.

A hegemonia de 40 anos de um mesmo grupo no poder foi quebrada em 2012 com a primeira vitória de Assis com Alex da Piatã como vice. Tudo começou em 1972 com a vitória de Hamilton Rios de lá para cá o líder HR só havia perdido uma eleição, mas para alguém que fazia parte do grupo que rompeu e foi para o enfrentamento, Diovando Carneiro em 1992. Em 1996 voltou para o comando do grupo com Vertinho, depois Tom, Vertinho, Renato.

Perfil do Prefeito
O prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT) venceu as eleições 2016 com 22.198 o que representa 53,06% dos votos. Agora o prefeito conta com Val (PSD) que compôs a chapa como vice.

Marco histórico
1º prefeito reeleito
1ª mulher a ocupar um cargo no executivo municipal
Maior votação de um prefeito na história da cidade

A política
Assis sempre com discurso firme ganhou a confiança da
maioria do povo coiteense
Um dos políticos mais ascendentes na história recente de Conceição do Coité. Com presença constante nas comunidades e movimentos sociais, ideias claras, coerentes e com grande sensibilidade social, conquistou a admiração e respeito do povo coiteense.

Aceitou convocação para ser candidato a prefeito de Coité no ano de 2000, cumprindo a função de divulgar as propostas do PT, que até então nunca havia conseguido eleger sequer um vereador no município. Obteve 2.111 votos, 6% do total, numa eleição desde o início polarizada entre as chapas Tom e Deraldo x Resedá e Robson.

Na eleição seguinte, em 2004, se elegeu vereador com 2.164 votos, um recorde no município. Na Câmara de Vereadores de Coité, foi líder da bancada do PT e honrou os compromissos de campanha: reduziu as férias dos vereadores e recusou aumento salarial para a classe, dentre outras iniciativas históricas.

Em 2008, concorreu novamente para prefeito, mas foi derrotado por Renato Souza. Obteve 42% dos votos, enquanto o candidato do PP se elegeu com 48% dos 41.136 votos apurados.

Em 2012, Assis foi consagrado como Prefeito em Conceição do Coité com 21.301 votos (53,89%).

A infância
Irmã Arlete e mãe Maria de Lourdes
Assis tem 52 anos e é o caçula dos quatro filhos de Maria de Lourdes e Antonio Queiroz (falecido em 2016), agricultores familiares do distrito de Barreiros, a 35 km de Conceição do Coité, Assis dedica-se a lutar pela justiça e dignidade humana.

Na infância, mostrava-se responsável e levava a vida muito a sério. “Tenho boas lembranças da infância, do lugar onde morei e das pessoas com quem convivi, mas meu problema talvez seja ter sido muito sério desde pequeno e brincado pouco quando deveria brincar mais. Hoje tenho pais, filhos, irmãos maravilhosos, amigos e uma esposa especial”.

Estudos
O prefeito Assis estudou Magistério em escola pública de Retirolândia, fez Contabilidade no Colégio Wercelêncio, em Coité. Cursou Letras na UNEB, no Campus XIV, e fez especialização em Estudos Literários, também na UNEB, quando escreveu uma monografia sobre a atividade política em Conceição do Coité. No estudo, apresenta a história, os desafios e as perspectivas da política coiteense.

Profissão
Assis é bancário, foi professor, garçom, comerciário e comentarista de TV.
Começou dando aulas em escolas públicas. Atuou como presidente do Diretório Acadêmico dos Estudantes do Campus XIV, foi comentarista esportivo e apresentador de telejornal na TV Cultura do Sertão e, desde 1989, trabalha na Caixa Econômica Federal, agência de Conceição do Coité, mas se licenciou, em 2013, para assumir a prefeitura.

Governo premiado
Conceição do Coité certamente vive o melhor momento de sua história. Este jovem município de 83 anos é tratado por especialistas e pela mídia nacional como o mais transparente da Bahia, graças à Gestão do Prefeito Assis de 2013 a 2016.

Por Paulo Marcos // Do CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.