TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Ichu: Grupo de Reciclagem Ichuense recebe Orientação jurídica para criação da Associação de Catadores

Por Intermédio da professora Raimunda Meire, o Grupo de Reciclagem Ichuense recebeu na tarde desta quarta-feira (04) orientação jurídica para a criação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, através da Advogada Maria do Rosário que a anos vem lutando pelas causas sociais, com atuação em Belo Horizonte MG. 
Maria do Rosário é da região de Pau D’arco pertencente ao município de Candeal e por ser bem próximo de Ichu, sua família sempre teve fortes vínculo com o município, ela reside hoje em Belo Horizonte capital de Minas Gerais e está passando férias na casa de familiares na cidade de Serrinha.

A palestra aconteceu no auditório do Movimento das Comunidades Populares (MCP) que é um parceiro do movimento e contou com a participação de Adailton Conceição presidente da Rádio Comunitária Independente Fm.

Romilda como é mais conhecida a advogada, esclareceu diversas dúvidas do grupo e falou dos direitos que os mesmos possuem como catadores de materiais recicláveis.  “O trabalho que vocês vêm fazendo hoje no município, é uma Política Pública Ambiental que a lei assegura vários direitos, inclusive de serem remunerados pelo poder público municipal, contudo, é preciso se organizar legalmente. Primeiro vocês devem ter uma Associação de Catadores, registrada e com estatuto bem elaborado, de modo que possibilitem a acessar os editais do governo municipal, estadual e federal, onde poderão se beneficiar dos recursos disponibilizado para a área ambiental”, pontuou. 

Conforme a Drª, cabe ao município implantar, dentro da política de resíduos sólidos uma forma de ajudar os catadores, esta ajuda vem desde a disponibilização de um espaço, equipamentos de trabalho, como também de Proteção Individual (EPI’S).

Romilda se disponibilizou a ajudar na criação do estatuto, bem como em outras orientações jurídicas que for necessária. Ela concedeu entrevista a reportagem do Ichu Notícias que você pode conferir no áudio abaixo.
Lucimária, uma das coordenadora do Grupo ficou bastante satisfeita com a reunião e garantiu que vai se empenhar ao máximo, no sentido de registrar o quanto antes a Associação, para assim, buscar os seus direitos assegurado por lei junto aos órgãos públicos. Confira a entrevista concedida a reportagem do Ichu Notícias.
Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.