TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Ichu: Confira como foi a Sessão da Câmara desta terça-feira 21/02

A Sessão da Câmara de vereadores realizada nesta terça-feira (21) na cidade de Ichu foi bastante tranquila, apesar de algumas alfinetadas por parte de alguns parlamentares.
Primeiro o presidente Adalberto Santiago apresentou o projeto 001/2017 de autoria do poder executivo que solicitava autorização para o gestor celebrar convênios na esfera estadual e federal, bem como acordos e contratos.

Alegando não ter passado pela comissão da câmara, os vereadores (as) de oposição pediram ao presidente que retirasse o projeto de pauta, eles alegaram que se assim não o fizesse, estariam descumprindo o regimento interno da casa. 

Todos vereadores da situação foram a favor a apreciação do projeto por entenderem que se tratava de urgência, onde só através dele a administração pública passaria a andar, mesmo assim, o presidente acatou o pedido da oposição, após um consenso em acontecer uma sessão extraordinária na próxima sexta-feira para apreciação do mesmo.

Pauta livre.
Geovana - Agradeceu a atenção do presidente por retirar o projeto de pauta e falou sobre a Jornada Pedagógica que segundo a vereadora foi prazeroso tê-lo participado, Gei parabenizou a equipe da secretaria de Educação e Cultura pela organização.

Geovana também falou sobre o projeto de reajuste dos servidores que de acordo com ela será discutido na próxima sexta-feira pela mesa de negociações. A parlamentar lembrou a falta de reconhecimento pelo projeto votado na casa que mudou o nome do colégio de Nova Esperança e se surpreendeu ao saber que nem o prefeito sabia dessa mudança. 

Para finalizar ela se mostrou bastante preocupada sobre o projeto que regulamenta o transporte escolar para os universitários de forma gratuita que hoje já é uma lei aprovada na câmara. A vereadora ressaltou que a lei permite que se revoguem algumas das cláusulas, porém ela espera que o atual gestor não envie para a casa nenhum pedido de modificação em nenhuma das cláusulas dessa lei.

Arraia - Falou do projeto enviado a casa sem antes ter passado pela comissão, ele afirmou que a partir do momento em que se larga o famoso jeitinho brasileiro que às coisas tendem a melhorar.

O vereador relatou que algumas pessoas tem criticado a gestão que passou e segundo ele, embora ainda  reconhecesse que tem pouco tempo da atual gestão, que ele ainda não viu nenhuma melhora na atual administração. Para justificar o edil lembrou sobre o vídeo da rua ao lado do Abatedouro Ouro verde que o próprio vereador Beto cobrava solução no passado e que agora percebe a mesma situação. 

Sem dizer nomes, Arraia  reclamou de comerciantes que segundo ele estão colocando lixos na rua próximo ao antigo centro de abastecimento, em vez de colocarem na frente de seus comércios. O vereador também criticou a ausência do secretário de Agricultura que segundo ele já faltou em duas reuniões importantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA).

Arraia também teceu críticas na área da saúde, principalmente pela falta de veículo no hospital. "Eu não entendo como reclamaram tanto da saúde e recentemente faltou carro para um paciente que quebrou a perna e precisou ser transferido para um outro hospital tendo que ser levado em carro particular", disse. 

Ainda falando da saúde o edil reclamou de coisas estranhas que vem acontecendo, onde segundo ele algumas pessoas ao procurar a secretária de saúde para resolver determinada situações que a mesma tem que ligar para o pai antes, indicando que não é dona da pasta.

Arraia foi mais além ao dizer que acha um tremendo erro um prefeito ter que colocar um determinado secretário só porque investiu na campanha. Para finalizar, o parlamentar afirmou que ver na atual administração, muitos cargos de fachada e que isso está em todos os setores.

Lúcia Maria - Iniciou parabenizando a secretaria de educação pela jornada pedagógica e disse que embora não tenha participado que pediu a colega Geovana para justificar a sua ausência, Lúcia que é professora desejou um bom trabalho aos educadores do município.

Como a vereadora é presidente do COMDEMA, Lúcia se mostrou bastante preocupada com a pessoa a ser ainda nomeada para o cargo de chefe de urbanismo e meio ambiente, pois segundo ela, este cargo precisa ser ocupado por pessoas que de fato seja comprometida com a causa ambiental.

Ela parabenizou o chefe de limpeza que na sua opinião tem efetuado algumas melhoras nas ruas do município, porém fez uma ressalva quanto a área da feira livre que segundo ela está ficando suja até o dia seguinte, para ela esta limpeza precisa ser feita logo após a feira. 

A vereadora encerrou parabenizando a atuação da PM com a questão da poluição sonora, onde segundo a vereadora nos finais de semana chega a ser insuportável e ela tem visto que a Polícia Militar tem tentado coibir isso.

Egberto - Iniciou reconhecendo o papel da oposição numa gestão pública, para ele é obrigação deles cobrarem saúde e limpeza pública, no entanto, o edil contra-atacou o que havia dito o colega Arraia, "Ichu agora tem saúde e tem carro para atender o povo, diferente de antes que eu e outros colegas sofremos levando gente para outros municípios que aqui nem tinha médico e pior carro", argumentou. Sobre o lixo Egberto foi curto e grosso. "Antes Ichu era tomado por lixo e agora a situação já é outra", concluiu o vereador.

Celidalva - Iniciou falando que é papel dos vereadores cobrarem mesmo de quem estar no poder, porém ela lembrou que alguns carros ainda estão quebrados, e que pela falta de recurso estão sendo consertado aos poucos. A vereadora aproveitou também para destilar seu veneno ao dizer que o atual governo é da credibilidade e confia piamente numa boa gestão. Ainda sobre a denuncia relacionada a saúde e a falta de carro no hospital ela disse, "agora o povo tem saúde, o hospital nunca ficou sem médico e assim que os carros estiverem todos consertados jamais alguém ficará sem o veículo quando precisar, diferente de antes que nunca tinha médico no hospital sendo até motivos de chacotas nas redes sociais, bem como faltava o carro para atender a população, enquanto que veículos da saúde não saia dos bares e os motoristas tomando cerveja", disse a vereadora. 

Regi - Falou que a colega Lúcia foi feliz quando disse que a limpeza pública tem melhorado, pois de acordo com ele qualquer pessoa que frequentava Ichu antes e que frequenta agora já percebe a diferença. Já sobre os veículos ele disse que acredita que assim que os veículos forem todos consertados que este problema com certeza jamais repetirá.

Detalhe - No final o vereador Arraia pediu para falar novamente já que o mesmo é o líder da oposição e que teria esse direito. O presidente concedeu 5 minutos para o mesmo que retornou pedindo desculpas por não ter saudado antes o assessor jurídico da câmara Thiago Lomes que foi apresentado aos pares no ato da sessão. 

Na sequência o edil parabenizou Fábio Bião pelo empenho na luta pela cirurgia de Maguila que através do mesmo o procedimento cirúrgico foi agilizado e já será realizado até amanhã.

Como desportista e defensor do esporte do município, Arraia cobrou a presença dos políticos nos eventos esportivos, ele lembrou o campeonato de futsal organizado pela Escolinha Mais que Vencedores que no dia da final não viu ninguém por lá dando apoio aos jovens. 

O edil aproveitou para criticar a demora do gestor a nomear o novo Diretor de Esporte. Segundo ele talvez por isso é que o estádio se encontra hoje servindo como pasto para ovelhas. 

Para finalizar Arraia alfinetou a colega Celidalva que na sua fala antes fez referência ao "Governo da Credibilidade". "Cadê o Diretor de Esporte que até hoje não nomeou, cadê o Secretário de Administração que também ninguém sabe quem é?. É esse o governo da credibilidade"?,  questionou o edil ao encerrar sua fala.

Os vereadores Willian Gonçalves e Eugênio não quiseram falar na tribuna durante a pauta livre!

Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.