TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

ICHU-Realizada com sucesso a IV Jornada de Saúde

A IV jornada de Saúde de Ichu que aconteceu nesta quarta Feira, 01 de Fevereiro de 2017, teve como tema principal a Saúde Mental do Trabalhador -"Sem Saúde Mental não há Saúde".

Os trabalhos que aconteceram durante todo o dia foi mediado pela Arte terapeuta Cida Vasconcelos e contou com a participação do Prefeito  Carlos Santiago, da Secretária de Saúde Nailana Araújo, da Secretária de Ação Social Maria das Graças, da Vereadora Celidalva Soares e profissionais que atuarão na Saúde durante essa gestão.

Denieire Santiago, enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica deu as boas vindas a toda equipe destacando que antes de cuidar da pessoas é preciso zelar pelos profissionais que o atenderão. 

Para ela, qualquer indivíduo ao procurar o serviço de saúde, precisa se sentir acolhido e quando se cuida desses profissionais que irão recebê-los, todo esse percurso fica mais fácil. durante sua apresentação, desejou as boas vindas a todos.

Celidalva Soares Veradora do município, destacou que o trabalho deve ser feito pelo povo e com o povo e salientou que a equipe que ai está, é bem preparada para abraçar a todos que procurarem o serviço nas Unidades disponíveis.
 
Maria Das Graças, Secretária de Ação Social agradeceu ao convite neste evento, destacou que antes de qualquer atividade sempre devemos ser gratos a Deus, se disponibilizou a caminhar junto porque para ela todos os Secretários são gestores e devem ser responsáveis pela função que lhe foi designada a exercer. 

A saúde em especial deve ser olhada como um todo e com firmeza para que juntos se possa enfrentar e superar todas as dificuldades.

Nailana Araújo, Secretária de Saúde expôs sua satisfação em abrir os trabalhos com essa jornada que foi escolhida pensando no cuidado e bem estar do profissional.  

"Eu quero que a marca nessa gestão seja o olhar diferenciado com o outro através da atenção, cuidado, amor e respeito. Que as pessoas ao chegarem no ambiente de trabalho e no espaço a procura do serviço de saúde, se sintam melhor com o acolhimento e a atenção dedicada a elas - Completou.

Carlos Santiago, Prefeito de Ichu, agradeceu a todos pelo espaço, destacando a saúde como prioridade em sua gestão. segundo ele, todo começo é difícil . O momento ainda é de organização mas  a todo momento vem buscando melhorar e dar o seu melhor na medida em que lhe for possível. Para ele a atenção maior é disponibilizar profissionais qualificados que se dediquem sempre a fazer o seu melhor buscando atender bem a população e suprindo as necessidades que são encontradas dentro do serviço. "Foram realizadas algumas mudanças urgentes no serviço de saúde que  estava a desejar, mudanças essas para que as pessoas fossem melhor atendidas, mas ainda tem muito a ser feito. Estamos correndo atrás da reestruturação no Hospital e se tudo correr como planejado, até meados de abril daremos início a essa reforma". Carlos lembrou do consórcio assinado junto a outros 27 municípios onde será feito uma policlínica para atendimento de média e alta complexidade.

Cida Vasconcelos, Arte terapeuta pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) falou do dia a dia corrido que vem comprometendo a qualidade de vida das pessoas deixando de lado o trabalho com o nosso corpo o que se transforma em seres humanos adoecidos. Para ela, o exercício corporal é uma medicina preventiva e quando deixamos de trabalhar com ele, começamos a adoecer. A busca pela qualidade de vida é o olhar pelo outro e por nós em toda a sua dimensão emocional já que  o lado emocional quando não é visto ou trabalhado se torna o grande vilão do adoecimento. Os caminhos para a Saúde são a consciência corporal, das emoções e pensamentos e o ser humano precisa regular as ações do pensar, sentir e agir para se transformar em seres melhores.- Cida Vasconcelos.

Durante todo o dia os profissionais tiveram momentos de relaxamento e Bioenergia como a Dança da vida, danças circulares, atividade de consolação aos familiares dentre outros. 
Ao final da Jornada Nailana agradeceu a todos pela presença e a equipe de coordenação que dedicou todo o seu tempo para a realização deste encontro. 
Por Cida Carneiro
CONFIRA TODAS AS IMAGENS: 

































Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.