TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 10 de março de 2017

Vereadora Lúcia emite nota de esclarecimento sobre a questão do Projeto de Esgotamento Sanitário de Ichu

NOTA DE ESCLARECIMENTO 
Amigos e amigas Ichuenses, 
Na qualidade de pessoa pública, cidadã ichuense e Coordenadora (que fui) do COMITÊ DE COORDENAÇÃO do PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO deste município de ICHU, dirijo-me até vocês para prestar alguns esclarecimentos a respeito de uma entrevista concedida nesta sexta-feira, 10 de março pelo atual prefeito Carlos Santiago à redação do ICHU NOTÍCIAS, Sr. Valdir Carneiro, no tocante ao Plano Municipal de Saneamento Básico.
O gestor afirma que "a informação obtida no órgão da FUNASA é a de que haviam duas propostas de 2014 e 2015 e que não deram andamento, chegando as mesmas serem canceladas". Pois bem, o referido Projeto teve inicio através do DECRETO MUNICIPAL Nº 052/2014 de 07 de Novembro de 2014. Foi Coordenado pelo Crea/BA através do Programa Sanear Mais Bahia com a supervisão da FUNASA. Foram constituídos dois Comitês: o Comitê de Coordenação do qual eu fui a coordenadora e o Comitê Executivo que teve como coordenador o atual Vice Prefeito Renato Adelino de Almeida. Foram vários meses de dedicação na primeira fase do Projeto. 

Houve uma parada para então prosseguir a partir de fevereiro de 2015 com a nova fase do Projeto, porém foram cortados os recursos devido aos problemas brasileiros de ordem econômica e ficamos um longo tempo sem saber o que realmente estava acontecendo, George sempre foi apaixonado por fazer acontecer em Ichu a concretização de seu sonho que era de implantar a rede de esgotamento sanitário no município, não se contentou e freqüentemente ia ao CREA cobrar a conclusão do Projeto e com isso ficamos sabendo que a equipe do Sanear mais Bahia havia sido destituída por falta de recursos.

Certa vez, George foi convocado pelo CREA para uma reunião e me convidou e lá haviam vários prefeitos dos municípios que estavam sendo assistidos nos seus planos e eles citaram os que estavam mais avançados e que Ichu encontrava-se entre os que estavam numa fase mais avançada e que só Valente havia concluído totalmente e estaria apto a implantar a rede de esgotamento sanitário, e que por escassez de recursos se os municípios tivessem interesse que negociassem para entrar com contra partida, depois Ichu foi chamado mais uma vez e dessa feita só com a equipe do CREA e foi apresentado o Plano de Ichu já na fase de conclusão e que teria que ser submetido a aprovação do Comitê de Coordenação e houve a aprovação e entregue ao CREA para dar continuidade inclusive dos encaminhamentos para a FUNASA. Assim, esclareço também que o prefeito Carlos me perguntou em uma reunião no SINTRAPI se eu poderia conversar com ele sobre esse assunto e eu me coloquei à disposição do mesmo e até o momento não fui convidada para essa conversa. Acho que quem ama Ichu de verdade quer o seu progresso independente de quem seja o gestor e deixo aqui de público que me coloco inteiramente à disposição da nova gestão para os devidos esclarecimentos que estiverem ao meu alcance, pois represento a Câmara de Vereadores neste comitê que ainda terá várias atuações nesse processo, uma vez que fomos capacitados para isso.  

Aproveito também para esclarecer à população Ichuense que na gestão de George tambèm foi criado o PLANO MUNICIPAL INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, aprovado pelo Legislativo em Dezembro de 2014 e a LEI MUNICIPAL DE POLÍTICA DO MEIO AMBIENTE, bem como o FUNDO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, também aprovados em dezembro de 2014, que inclusive permitiu Ichu iniciar o processo de Licenciamento ambiental, bem como a firmar parceria com o GAC (Gestão Ambiental Compartilhada) que foi a ponte para Ichu fazer a adesão ao INEMA.  

Lúcia Maria Carneiro Santana Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.