TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Ichu: Confira como foi a Sessão da Câmara desta terça-feira

Aconteceu nesta terça-feira, 04, mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Ichu, tendo inicialmente sido apresentada uma nota em que falava de um pedido feito por alguma autoridade na 15ª COORPIN a remoção da escrivã Luzenídia da Delegacia de Polícia de Ichu. 
Na nota, ressaltava o empenho da referida servidora em atuar com zelo e respeito frente a Delegacia local que se encontra com diversos problemas de logística como falta de viatura e outras situações que dificultam a realização de um trabalho mais eficaz, no entanto a referida servidora vem se dedicando ao máximo para servir à comunidade ichuense. 

Continuando foi votada e aprovada a indicação do Vereador Edvaldo Apolônio "Arraia" solicitando do Prefeito Carlos Santiago que envie para o legislativo um Projeto de Lei criando no município de Ichu o Componente Municipal do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica - PMAQ-AB/Municipal, na forma de incentivo financeiro e desempenho.   

Foi convidado Uilson Soares de Oliveira que pediu espaço para falar sobre nepotismo, afirmando que agora criticam certas nomeações, mas ele infelizmente viu vários atos de nepotismo na gestão do amigo George e que muitos não falavam nada. Sem seguir um roteiro, Uilson falou de várias situações do município, chegando como sempre faz a relatar o não reconhecimento de muitos para com a família do seu pai, saudoso Argemiro Gregório de Oliveira.  

PAUTA LIVRE
A Vereadora Celidalva Soares que é integrante do movimento de mulheres agricultoras familiares, disse que estava indignada com o Secretário Municipal de Educação que insistia em comprar poupas de frutas de uma empresa de fora do município, quando desde o dia 31 de Março que a COOPERAGIl (Cooperativa Local) havia ganhado a licitação para fornecer não só a poupa, mas outros produtos para a merenda escolar.
Celidalva que convocou vários grupos de produções a estarem presentes na Câmara fez um discurso de aproximadamente 20 minutos, tercendo várias críticas ao que ela chama de ataque a diversas mães de família que dependem da Cooperativa.  

Geovana fez um balanço da Comissão de Educação expondo as respostas enviadas pela Secretaria Municipal de Educação, tendo a edil afirmando que existem pontos que merecem mais detalhes por parte da referida Secretaria.  
O vereador Arraia voltou a criticar o governo atual falando de licitações, falta de apoio no esporte, pagamento elevado de combustível feito pela Secretaria de Obras no valor de R$ 14 mil em fevereiro, quando ele não viu a patrol rodando entre outras situações. Arraia parabenizou a nomeação de Gustavo Reuter para a Secretaria de Administração e tempo fez várias reinvindicações ao mesmo, afirmando inclusive que agora não há mais um fantasma para atender na Prefeitura.  

Professora Lúcia cobrou a nomeação de um responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, falou dos esgotos que ficam próximo a oficina de Jonh Motos e no Conjunto José Astério. Criticou a forma de um contrato em nome de Joverlânio Carneiro para uso do caminhão pipa, afirmando que o mesmo apresentou uma procuração de 2011, e que havia um documento em nome do senhor Clevernan em que a carteira de habilitação estava vencida.  

Durante a fala da vereadora Lúcia, a colega Celidalva pediu espaço afirmando que toda fendentina do Bairro Cortiço é provocada pelos Laticínios Aleluia que despeja soro livremente prejudicando a saúde de todos.  

Por sua vez, a vereadora Lúcia disse que não estava falando do Latícinios Aleluia, mas sim do esgoto que passa próximo a casa de Marcos Guarda. Ela enfatizou que por diversas vezes o Laticínios Aleluia foi autuado.  

Professora Lúcia disse que estava feliz com a nomeação de Antonio Pedro para retirar animais nas ruas, porém lamenta que seguindo para Serrinha verificou que mais de 20 animais estam soltos na rodovia.

Egberto disse que os erros da administração devem ser de fato criticados, porém devem ser observados vários acertos como na área da saúde, pois hoje não falta médico no hospital entre outros fatores.  

Reginaldo relatou que o Fantasma que Arraia tanto fala foi quem conseguiu recentemente uma ambulância nova para o município através de um deputado, o Fantasma que Arraia critica tem vários serviços prestados no município.

Eugênio cobrou melhorias nas estradas, nas ruas onde segundo ele estão cheias de buracos e que precisam de intervenção rápida do gestor.  

Willian Gonçalves destacou que iria observar atentamente a denuncia do colega Arraia sobre o valor pago com combustível pela Secretaria de Obras, pois a caçamba e o carro-pipa estão rodando. Ele disse que a denuncia da vereadora Lúcia com Clevernan deve ser da empresa MWM, mas que na gestão do então Prefeito Antonio George foram realizados vários pagamentos para esta referida empresa e não se via as máquina da mesma rodando no município.  

Conforme Wly, hoje no hospital tem médico diariamente quando na gestão passada tentava adinvinhar o dia que tinha um profissional atendendo.

O Presidente Beto Santiago relatou que a Prefeitura já está tomando as devidas providências para recuperação de algumas ruas e que um dos piores problemas é na avenida Elvira Freitas em frente ao comércio de Pedrinho do Pau D´arco, mas que em breves dias irá iniciar a recuperação.

Por fim ele informou que em virtude da reforma que acontecerá no prédio da Câmara, não haverá sessão na próxima terça-feira.

DETALHE: O Vice-Prefeito Renato Adelino que estava atuando na função de Presidente da Comissão de Licitação e com o Pregoeiro, informou que a Licitação referente a Agricultura Familiar já está sendo homologada e que a Prefeitura Municipal já poderá adquirir as poupas e outros produtos junto a Cooperagil. Ele sugeriu que o restante das poupas que foram fornecidas pela empresa de fora, sejam devolvidas.  

Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.