TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 29 de maio de 2017

ICHU- Danças Circulares Sagrada serão introduzidas como práticas Alternativas a partir do próximo semestre

A terapeuta holística Irannet Santiago participou nos dias 26, 27 e 28 de maio de uma formação em danças circulares Sagradas com o objetivo de integrar, dentre as mais variadas práticas alternativas e complementares em Saúde que  juntamente com as Fisioterapeutas Caroline Moreira e Ketty Cedraz, já vem aplicando dentro da Atenção Básica no Município de Ichu,  a partir do segundo semestre. Os Serviços oferecidos incluem Reiki, Pilates, massagem Reikhiana, TRE,Bioenergética dentre outros e vem trazendo grandes resultados satisfatórios por parte de quem é acompanhado.

Iran recebeu  a capacitação em Feira de Santana através do espaço Psicologia para todos que tem como coordenação a Psicóloga Joseane Mendes.

 A mediadora do Curso foi a  co-organizadora do Encontro Brasileiro de Danças Circulares Sagradas, Renata Ramos que Conheceu as Danças Circulares em 1992 ao participar da Semana de Experiência na Comunidade de Findhorn, Escócia. Para lá retornou em 1993 para fazer seu 1º treinamento com a inglesa Anna Barton e desde então ministra cursos em São Paulo e em vários estados do Brasil. 

Seu Curso de Formação Básica tem se mantido forte e diferenciado desde 2004.  

As Danças Circulares são uma expressão artística que sempre esteve presente na história da humanidade - nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte - e refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas. 

O principal enfoque na Dança Circular Sagrada não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros.

 Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.
Dentre seus enormes benefícios, a dança circular Faz bem ao corpo, as emoções, a mente, ao espírito, alivia o stress, estimula a concentração, ajuda a sair da depressão, ativa a memória, conecta com a natureza e é para todos. 
 
Por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) , o Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde e a chamada medicina não convencional, considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem. 

Os serviços são oferecidos por iniciativa local, e em Ichu recebem financiamento do Ministério da Saúde por meio do  incentivo do PMAQ  “O campo das práticas integrativas e complementares contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar”, diz nota do ministério.

Por Cida Carneiro com informações e fotos de Irannet Santiago e do Portal DAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.