TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 15 de agosto de 2017

As ervas e a sabedoria popular que brotam no Beco do Mocó, em Feira de Santana

A botica de Seu Antônio tem história, tem perfume e tradição.
Desde a antiguidade as ervas são utilizadas como poderosos remédios para fins medicinais e também espirituais. Além disso, são ingredientes a mais para o preparo de alimentos e a produção de chás e bebidas. Em Feira de Santana, essa tradição pode ser encontrada com muito verde, sabores e aromas em pleno ''coração'' da cidade, no Beco do Mocó, pertinho da Rua Marechal Deodoro.
Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
No local, há diversas casas e barracas de ervas e a barraca de ‘Seu Antônio da Folha’, chama atenção pela variedade de coisas em um pequeno espaço espremido entre lojas de confecções e com a sonoridade das promoções e das ofertas dos vendedores ambulantes, de frutas e verduras.

Trabalhando na barraca de ervas há 42 anos ele conta que aprendeu os ensinamentos naturais com os avós. Começou fazendo garrafadas e vendendo algumas folhas e depois foi agregando produtos de diversas regiões da Bahia.
Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
Barbatimão, cajueiro branco, catuaba, melão caroá, anjico, jatobá, espinho cheiroso, espinheira santa, sena, caçutinga, pau de resposta são apenas algumas das variedades que podem ser encontradas. Dependendo do objetivo do cliente e da necessidade, Seu Antônio ainda passa a receita de como utilizar as plantas.

Segundo ele, a clientela vem de todo lugar e os produtos chegam da região de Juazeiro, Chapada Diamantina, Morro do Chapéu e também da zona rural de Feira de Santana.

“Tem gente que vem buscar ervas pra remédio, erva pra banho, erva pra trabalho espiritual e também erva pra beber na cachaça. Para cada objetivo eu tenho aqui todo tipo de produto natural”, diz.

Dia de segunda-feira o movimento é bem grande e a barraca que fica aberta das 5h às 18h tem como carro-chefe os famosos banhos de descarrego de manjericão, arruda e macassá.

O movimento no pequeno estabelecimento não para e toda hora chega gente procurando um tipo de erva e pedindo uma informação sobre a cura de algum mal de saúde.
Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
“Aqui tenho plantas que curam inflamação, gastrite, problema no fígado, derrame e todo tipo de doença”, relata.

Ao longo de tantos anos trabalhando com ervas Seu Antônio comenta que todos os dias conhece muita gente e aprende sobre muitas coisas. Tem clientes que ele conhece há vários anos e qualquer coisa corre para recorrer ao poder curativo e religioso das ervas. Esse é o caso de Renilton Gonçalves que é cliente há mais de 20 anos e estava em busca de plantas para tomar na cachaça.
Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
“Aqui não tem erro não viu. Qualquer dorzinha de cabeça eu corro aqui. Hoje eu vim pegar umas folhinhas pra colocar na cachaça. Faço uso e olha é boa toda, cura tudo. Tá vendo isso aqui em meu rosto? Foi um problema de saúde e uma complicação em uma cirurgia. Se eu tivesse vindo aqui antes não tinha acontecido isso. Mas, eu faço uso de medicação natural e tudo eu acho na barraca de Antônio da Folha”, afirma.
Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
 A botica de Seu Antônio tem história, tem perfume, tradição e muito saber popular. Há quem diga que se bem não fizer, mal também não faz e se é natural o importante é confiar. As plantas tem seus mistérios e vale a pena semear essa cultura viva e pulsante em pleno centro comercial de Feira de Santana.

Fonte: Por Rachel Pinto / Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.