TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 1 de outubro de 2017

A cárie pode colocar seu coração em risco - Por Dra. Daíze Cedraz

Bactérias presentes no tecido cariado ou na gengiva inflamada podem avançar para áreas cada vez mais próximas da corrente sanguínea. Uma vez circulando pelo sangue, essas bacterias passam a ameaçar todo o corpo, em especial o coração de quem tem alguma doença preexistente. Se o endocárdio, tecido que reveste as camadas internas do órgão, já está lesionado, o ambiente fica perfeito para a bactéria proliferar e provocar uma infecção.

Para afastar o risco de cárie e doenças periodontais, escovar os dentes corretamente é importante, mas a limpeza profissional também não deve ser desprezada. A American Heart Association publicou um estudo revelando um dado inusitado: pessoas que se submetiam com frequência a esse procedimento no consultório apresentavam uma probabilidade 24% menor de ataque cardíaco e 13% mais baixa de um acidente vascular cerebral.

Essa relação surpreendente tem uma explicação simples. Uma gengiva inflamada ou o tecido cariado libera no corpo uma porção de substâncias inflamatórias. Esses agentes desestabilizam a placa de gordura que existe nas artérias, favorecendo seu rompimento. A inflamação pode dificultar o fluxo de sangue até que ele pare totalmente, ao gerar coágulos ou placas que tampam 100% da passagem. É esse acidente de trânsito que deflagra infartos e derrames.

Mesmo quem tem o peito batendo no ritmo certo não deve fugir da cadeira do DENTISTA. Apenas esse profissional consegue retirar todo o tártaro e realizar o polimento, que evita por um bom tempo a adesão de novas placas. 

Redação do AL Notícias - Texto Dra. Daíze Cedraz - Clínica CISO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.