TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 24 de julho de 2018

Ichu: Seu Dai, figura cultural do nosso município.

Odair Souza Oliveira, conhecido simplesmente por seu Dai, nasceu em 24 de julho de 1940, na então vila de Enchu, filho mais velho do casal Melquíades Antônio de Oliveira e Júlia Souza Oliveira. Desta mesma união nasceram também outros onze filhos, sendo eles: Odacir, José, Melquíades, Maria, Nilda, Rivalda, Adenildes, Angélica, Bezinha e Anailda.  
Seu Dai teve uma infância como qualquer criança da época, brincava, trabalhava e também teve a oportunidade de frequentar uma escola rural onde aprendeu ler e escrever e, inclusive, tinha a caligrafia mais bonita e era excelente em Matemática e Aritmética. Em 1959, aos 19 anos de idade, casou-se com a senhorita Ana Amélia dos Santos com quem teve quatro filhos: Luzivaldo, Luzinete, Luzenite e Luziene. 

Seu Odair para sustentar sua família trabalhava na roça vendendo sua mão de obra fazendo todo tipo de serviço rural, desde o trabalho de enxada até desfibrar o sisal no farracho, tecnologia daquela época. Seu Dai também trabalhou de ajudante e  padeiro na padaria Estrela Dalva de propriedade do senhor Argemiro Gregório, que por muito tempo, foi a única padaria da cidade.

Foi um bom atleta e goleiro por excelência do Esporte Clube Botafogo, seleção do distrito de Enchu.

Seu Dai tem como amigos próximos o senhor Vitor da Queimada, Adroaldo Lima e Jalmir, além do amigo de infância Antonio Gomes ( im memoriam ) que ele chamava de Antônio de Anatanael.

Não se sabe exatamente o motivo pelo qual seu Dai adquiriu um problema em sua saúde mental. Sabemos no entanto, que ele é um grande protagonista da história da nossa comunidade. Figura histórica e viva do nosso pedacinho de chão chamado Ichu. Com seu jeito de ser, nos chama a atenção com a sua alegria e entusiasmo no dia a dia quando vemos pela rua dançando e pulando ao toque do primeiro som nas festas, especialmente na festa do padroeiro ao som da filarmônica. Além da sua participação nos eventos, bingos, cerimônias entre outros movimentos que acontecem no Barracão Municipal.

Hoje, 24 de julho de 2018, seu Dai completa 78 anos de vida ao lado de quatro filhos, vinte e cinco netos, e vinte e dois bisnetos. Que o Deus da Vida continue lhe dando saúde e que tenha vida longa!

Escrito por: Edcarlos Araújo de Almeida.
Fontes de pesquisa: Ana Amélia dos Santos, Maria Dalva Oliveira Carneiro.
Colaboração de Edilma Carneiro Almeida Araújo.
Fotos: Natalina Oliveira e Andre Luiz.
Texto publicado na página do Facebook Hô Sertão de Edcarlos Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.