TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

A Literatura e a contação de histórias: a arte de ser professor

A arte de contar histórias necessita se permitir entrar na fantasia e no imaginário do mundo infantil e também juvenil. Mas como fazer isso, se somos adultos, professores, enquanto contadores de histórias?
O fato de sermos adultos, muitas vezes, nos impossibilita de mergulhar no imaginário das crianças e ainda mais dos jovens, já que, em muitas situações precisamos racionalizar as questões do dia a dia. Contudo, para ser professor e contador de histórias são necessárias habilidades que vão além da racionalização.

Instigar a criança e o jovem a adentrar no mundo da literatura é compreender que muitas emoções, imagens, sensações serão formadas e experimentadas ao longo do percurso da contação de histórias. É perceber que esse é o objetivo daquele que conta a história, permitir que novas emoções sejam experimentadas pelo ouvinte, e que ele saiba que tudo aquilo que ele está vivenciando, sem sair do lugar, advém da literatura, dos livros. Assim, que ele reconheça que esse universo está disponível a qualquer momento, basta o ato de ler.

Ler para uma criança requer algumas práticas essenciais, como: utilizar a expressão corporal, fantasiar-se, utilizar artefatos que venham em auxílio do desenvolvimento dos cinco sentidos dos alunos, entonar a voz, propiciar um ambiente aconchegante, etc.

Um dos aspectos importantíssimos ao professor enquanto contador de histórias é evidenciar ao aluno que todas as sensações que ele está vivenciando no momento está nos livros, que pode ser acessado a qualquer momento, enquanto leitor de imagens, para uma criança ainda não alfabetizada, e para o jovem, já detentor do ato de ler.

Ser professor e contador de histórias é compreender que crianças e jovens podem transitar entre o mundo das fadas, dos heróis; vivenciar a eterna luta do bem contra o mal através da literatura, distanciando-se nesses momentos de contação, do mundo real, possibilitando também entrar em contato com diferentes conflitos, vivenciados pelos personagens das histórias.

Portanto, ser professor e adulto requer conversar com o mundo da fantasia, se permitir voltar a ser criança e jovem através do ato de ler e contar histórias, desenvolvendo nas crianças e nos jovens o gosto pela literatura e pelo envolvimento com as histórias que estão “presas” nos livros, mas que nos permitem viajar sem sair do lugar.

Autora: Prof. Me. Renata Burgo Fedato, professora e tutora dos cursos de Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica do Centro Universitário Internacional Uninter.

Giulia El Halabi | Pg1 Comunicação <release@pg1com.com>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.