TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 28 de agosto de 2018

ICHU- Aleitamento materno foi o tema trabalhado no primeiro encontro de Gestantes

Com o objetivo de complementar o atendimento realizado nas consultas, melhorar a sequência das mulheres aos hábitos considerados mais adequados, diminuir ansiedades e medos relativos ao período gestacional, foi iniciado nesta terça, 28 de agosto de 2018, o primeiro encontro com o Grupo de Gestantes que são acompanhadas pela Unidade de Saúde Helena Santiago, sede do município de Ichu-Bahia, possibilitando o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre mães e profissionais de Saúde.



Para este início de encontro, a equipe trouxe como tema o aleitamento materno como sendo um alimento completo e exclusivo até os primeiros seis meses de vida.

A Terapeuta holística Iran Santiago, deu início aos trabalhos fazendo um relaxamento como forma de deixar as participantes bem envolvidas no espaço.

Os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) apresentaram em forma de paródia, a importância de amamentar no intuito de deixá-las informadas e descontraídas.

Pensando em fortalecer o grupo, a equipe, trouxe duas mães para contarem como é amamentar e a importância que isso tem para si e para o bebê.

Mara Cordeiro, mãe de duas filhas relatou que para ela, amamentar é uma dádiva e que tem orgulho em dizer que em suas duas crianças,  os primeiros seis meses foi exclusividade o dar de mamar. 

Mara disse não sentir dificuldade em nenhum dos dois períodos e sabe que é por isso que suas crianças são saudáveis.

Ivanilda, mãe de uma filha de 04 meses declarou que houve dificuldade.

 Algumas vezes, pensou em desistir, mas através do incentivo do esposo, uma amiga, a ajuda da enfermeira e a leitura feita na caderneta de gestante a fez perceber quão importante é amamentar.

Denieire Santiago, coordenadora da Atenção Básica, salientou que a hora do mamar deve ser exclusivo e indispensável. A escolha do local tranquilo é fundamental para que tudo ocorra bem. Essa ponte de ligação fortalece os laços afetivos e só intensifica o amor e a saúde do bebê.

Quanto as possíveis dificuldades encontradas como ferimento no bico do peito, gases na criança dentre outros relatos, tudo se deve ao abocanhamento incorreto e a má alimentação da mãe. Os cuidados devem ser constantes e em caso de dúvida, a orientação da equipe que a acompanha pode ser a melhor opção para o acerto e resolutividade. 

Nada de água, chás, papinhas, pois o  leite materno é um alimento completo.

"Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Ele é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite e funciona como uma vacina*, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração".(http://portalms.saude.gov.br/).

Ao final foi enviado energia de amor incondicional a cada mãe presente e realizado sorteio de brindes.

Como há mães que estão próximas ao nascimento dos filhos, a equipe emitiu orações e energias positivas como forma de que tudo se realize na mais perfeita harmonia.
Por Cida Carneiro
CONFIRA TODAS AS IMAGENS: 




























PARÓDIA SOBRE ALEITAMENTO MATERNO:
Seja bem vindo oh Lelê
Seja bem vindo oh Lalá
Paz e bem pra vc que veio participar
Ao encontro de gestantes
sua presença vem nos alegrar.

Quando sua criança  nascer
Vale a pena lembrar
Que o melhor jeito dela crescer
É vc sabendo amamentar
O leite materno é saudável
e só ele vc pode dar

pra sentir o seu aconchego
uma coisa vamos dizer
coloque o bebê em seu peito
E deixe mamar pra valer
O leite materno protege
E infecção ele não vai ter

Agora que te acolhemos
Nesse espaço de informação
Aproveite  esse seu momento
Que fala de amamentação
Conte sempre com a gente
E um beijo em seu coração 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.