TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Ichu: Estudantes do CEACO criam álbum com fotos e a história do saudoso Padre Leopoldo Garcia Garcia

Fazendo parte do Projeto  Educação Patrimonial e Artística (EPA) da Secretaria de Educação do Estado, os estudantes do Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira Carlos Daniel, 3º ano, Lara Carneiro, 3º ano, Marcus Vinicius, 2º Ano, Maria Eduarda, 3º Ano e Matheus dos Santos, 3º Ano, realizaram uma pesquisa e reuniram no Álbum Leopoldo Fé e Vida a história extraordinária de Padre Leopoldo Garcia Garcia.
Este álbum traz como bem imaterial a vida, obra e ensinamentos de um homem conhecido pela sua dedicação e luta pelos menos favorecidos no município de Ichu e comunidades vizinhas. Foi incrível conhecer a história do extraordinário Padre que marcou o município de Ichu, assim como a vida de tantas outras pessoas.

Os estudantes sintetizaram a vida do religioso que carinhosamente chamado de anjo bom que veio para Ichu em 1991  por influência de outros padres espanhóis na região, como padre Nicássio, grande amigo seu que atuava em Serrinha. Criou enorme afeição com a cidade e a adotou como opção de vida, pedindo para não ser transferido de paróquia.
Animado, incansável, simples e solidário. Assim era conhecido padre Leopoldo Garcia Garcia. Nascido em Burgo, na Espanha, em 1929, viveu o período da Guerra Civil Espanhola (1936-39), quando a mãe protegia ele e seus irmãos dos bombardeios no porão da casa. O seu irmão mais velho pensava em ser padre, mas foi ele, o caçula da família, que seguiu a vocação sacerdotal.
 
Conforme a estudante Lara Carneiro foram quase trinta dias de muita pesquisa para que chegassem a esse álbum. Para isso os estudantes percorreram vários locais, ouviram diversas pessoas em busca de informações e fotos para que assim tivessem esse vasto e importante material de uma pessoa que só fez o bem principalmente para os mais carentes.
Neste álbum é enfatizado que Leopoldo entendia e defendia a dignidade humana e uma formação integral, religiosa e política, dos indivíduos. Para ele, o Reino de Deus era aqui e agora e por isso deveríamos lutar pelas transformações sociais e pela justiça na Terra. Fé e Vida. Estava presente na luta pela terra, visitava mensalmente um assentamento em Água Fria, além deoutras visitas também em Biritinga e Conceição do Coité. Construiu cisternas na Rua Gerson, formada em sua maioria de famílias carentes, e em algumas comunidades rurais, pois entendia da necessidade do povo. Defendia uma igreja-povo. Uma igreja para e com o povo. Uma igreja conectada tanto ao mundo imaterial quanto ao material.

Apesar de não ter classificado para a fase Regional do EPA, os estudantes estão realizados por terem produzido esse importante trabalho.
 
Redação do AL Notícias - Informações e fotos Carlos Daniel, Lara Carneiro, Marcus Vinicius, Maria Eduarda e Matheus dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.