TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

ICHU- Reforçando a importância do combate ao Câncer de Próstata, USF Helena Santiago conclui com sucesso o Novembro azul.

A Unidade de Saúde da Família Helena Santiago, situada na sede do município de Ichu Bahia, concluiu nesta quarta feira, 28 de novembro de 2018, o fechamento das atividades voltadas ao Novembro Azul. 

Em 17 de novembro, celebra-se o Dia Mundial de Enfrentamento ao câncer de próstata. Por conta disso, desde 2003 o mês é destinado para a divulgação de campanhas de conscientização contra a doença.

Elis Gonçalves, enfermeira na Unidade, deu as boas vindas ao público e falou sobre a importância do cuidado. 

"O homem por muitas vezes tem resistência em procurar o serviço de saúde. Para exames com urologistas, então, a resistência é ainda mais evidente. ter um momento como esse incentiva-os a realizarem procedimentos que muitas vezes passam despercebidos por eles. Fazer saúde é isso aqui"- Completou Elis.

Cristina Cardoso, Assistente Social, lembrou do quão valioso é estar em conjunto para prosseguir a vida com mais amor. Segundo ela, quando ofertamos o nosso melhor, algo ainda mais grandioso volta até nós e é por isso que diariamente é preciso estar conectado com o outro semeando amor, luz e paz. A Saúde e o bem  estar vem por consequência desses outros elementos. 

Dr José Claudio Teixeira, médico da unidade chamou a atenção do público presente para a Importância do Combate ao Câncer de Próstata. A sua fala veio enfatizar sobre o que deve ser feito pelo homem para manter a Saúde perfeita. Descobrir cedo a presença do câncer é a principal maneira de combatê-lo. O diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura. 

Apesar disso, ainda é difícil confrontar a enfermidade. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a doença foi  a que mais cresceu em 2018 entre pessoas do sexo masculino.

"O câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, especialmente após os 50 anos de idade. Em geral, este câncer cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode manifesta-ser através de sinais como dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata.

 Geralmente, o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estadiamento da doença, que quando é descoberta ainda na fase inicial, tem maiores chances de cura.

 Em muitos casos o câncer de próstata não manifesta sintomas na fase inicial, porém numa fase mais avançada a doença pode manifestar-se com: Dificuldade em urinar, muitas vezes com jato fraco ou em gotas; Dor ou ardor ao urinar; Vontade frequente de urinar, acordando de noite para urinar; Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar; Urina escura devido à presença de sangue; Dor ao ejacular e sêmen escurecido. Quando o câncer já se encontra numa fase muito avançada pode surgir infecções e dor nos ossos e, em alguns casos estes sintomas são comuns à infecção benigna da próstata, o que pode dificultar o diagnóstico da doença.  Uma vez que este câncer não causa sintomas no início da sua evolução, é aconselhado que os homens após os 50 anos de idades façam regularmente exames que permitam avaliar alterações na próstata, como o toque retal ou o exame de PSA. Se durante o toque retal o médico palpar um nódulo, a próstata deve ser mais investigada através de uma ultrassonografia, biópsia guiada por ultrassonografia e exames de urina.  O câncer de próstata, em uma boa parte dos casos, tem cura e esta pode ser alcançada através de tratamentos que incluem cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, podendo o tratamento ser feito gratuitamente em hospitais como o INCA. Na maioria dos casos, há maiores chances de cura quando a doença é diagnosticada ainda no início e, normalmente o tratamento pode incluir: Cirurgia, Radioterapia e ou Quimioterapia.(www.tuasaude.com).


Leonam Castro, Psicólogo, trabalhou sobre as emoções que muitas vezes ficam guardadas dentro de si o que causa estress,depressão e outras doenças ainda mais graves caso a pessoa não procure ajuda. O homem por ter uma visão de que deve ser sempre "forte" cria uma certa resistência em procurar ajuda e colocar para fora tudo o que sente. Sendo assim momentos como esse nos ajuda a ser agentes multiplicadores de informações positivas a essa população masculina.  Foram realizadas técnicas de relaxamento entre eles.
 
O evento contou com a participação de dezenas de Homens que além de participar da palestra e dos exercícios corporais e de relaxamento, realizaram a coleta do PSA, aferição de pressão e  glicemia, teste rápido de HIV e hepatite C, aplicação de ventosa e aurículo terapêutico, ambos ofertados dentro das Unidades de Saúde como Práticas Integrativas e complementares no SUS.
 
Como Ichu já desenvolve grandes práticas, algumas delas foram aplicadas no novembro azul.

Os Agentes comunitários de Saúde nas pessoas de Pedrina e Adelídia ofertaram a terapia comunitária como forma de expandir ainda mais as emoções dos participantes criando um momento de inteira sintonia entre equipe e usuários do SUS.


 A Auricuroterapia ou Aurículo Terapeutico é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura. É amplamente utilizada para controle de dor, vícios de todos os tipos, distúrbios internos, problemas emocionais e uma miríade de outros problemas. Doutores de medicina, quiropráticos, acupunturistas, naturopatas, dentistas e pessoas leigas todos rotineiramente vêem excelentes resultados de tratamentos auriculares aplicados da maneira adequada.  Em Ichu bahia, a técnica é oferecida na Unidades Básicas de Saúde da Família pelas terapeutas Carolina Moreira e Iran Santiago.

A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.

O Educador Físico Francisco Moisés e a Fisioterapeuta Renata Cedraz desenvolvem um ótimo trabalho nos pacientes. Os resultados são fantásticos.
O Secretário de Saúde Edcarlos Silva externou a sua gratidão a todos os envolvidos nas ações das unidades.

Ao final, a equipe de Saúde Helena Santiago trouxe o desafio da pisadinha onde todos mostraram que vale a pena se cuidar e cuidar do outro.


Por Cida Carneiro 
CONFIRA OUTRAS IMAGENS:













































Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.