TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

ALBA empossa os 63 deputados da 19ª Legislatura e elege nova mesa diretora

Deputado Nelson Leal (PP) é eleito novo presidente da Casa Legislativa
A manhã e inicio de tarde desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, em Salvador, foi marcado pela solenidade de posse dos 63 deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA da 19ª Legislatura.

O ato reuniu centenas de pessoas de toda parte da Bahia, a grande maioria lideranças políticas que foram prestigiar a posse daquele ou daquela parlamentar que ajudou a elegê-lo (la). Os espaços dos corredores e as salas de comissões foram totalmente ocupadas por aqueles que não conseguiram uma acomodação no plenário, para acompanhar o ato de posse e eleição da mesa foram vistos pela televisão.
A primeira atividade aconteceu às 10h40 quando os deputados fizeram o juramento e em seguida aconteceu a votação. Havia uma expectativa de chapa única tendo apenas a inscrição do deputado Nelson Leal (PP), mas dentro do prazo regimental o deputado Hilton Coelho do PSOL resolveu se inscrever para o embate, mas ao final da apuração teve apenas o seu próprio voto, ou seja, 1 contra 62 favoráveis a Leal que conseguiu votos da situação e da oposição.

Além de Nelson Leal para presidente, a Mesa Diretora da ALBA, para a Legislatura 2019-2021, é composta pelo deputado Alex Lima (PTN) para a primeira vice-presidência; deputada Ivana Bastos para a segunda vice-presidência; deputado Fabrício Falcão para a terceira vice-presidência; e deputado Soldado Prisco para a quarta vice-presidência. Para a Secretaria, foram eleitos: deputada Maria Del Carmen como primeira-secretária; deputado Tom Araújo, segundo-secretário; deputada Talita Oliveira, terceira-secretária; e deputado Euclides Fernandes, quarto-secretário.

Novo presidente homenageou Brumadinho
Em seu discurso de posse, logo após a eleição, o novo chefe do Legislativo baiano homenageou os mortos de Brumadinho, Minas Gerais, e criticou os defensores do “Estado-mínimo”. “Muitos reclamam que o mercado dite as normas, muitos esbravejam contra o que chamam de excesso de controle e de fiscalização, mas quem, de fato, vai se responsabilizar pelos que perderam suas vidas sob um mar de lama em Brumadinho?”, questionou Leal, que agradeceu ao seu oponente por ensejar uma disputa democrática.

Nelson Leal atribui a sua vitória quase unânime ao comportamento que teve ao longo desses 20 anos como parlamentar na ALBA. “Sou uma pessoa que dialoga com todos e que cumpre o que foi acertado, por isso tive o apoio de meus pares da bancada governista e, também, os da oposição. Serei o presidente de 62 deputados, sem decisões monocráticas, mantendo a independência do Legislativo, o que significa respeito à vontade popular: não somos donos de mandatos, mas representantes eleitos pelo povo, em defesa dos interesses do povo”, disse Leal.
Osni Cardoso
O Calila Noticias esteve presente e conversou com alguns parlamentares a exemplo do novato na casa Osni Cardoso do PT, ele que incluiu em seu nome parlamentar Osni Cardoso Lula da Silva, Alex da Piatã (PSD) que vai cumprir seu segundo mandato, Tom Araújo e Rosemberg Pinto no terceiro e Fátima Nunes (PT) quarto mandato.

Osni Cardoso que foi eleito com 46 212 votos disse que irá de imediato trabalhar para criar uma comissão especial que debata territórios, economia solidária e agro-ecologia e já vai entrar com o projeto pensando no estado comprar ainda mais da agricultura familiar e da agro ecologia, para proteger a natureza e levar para mesa alimentos sadios.
Alex da Piatã e familia | Foto: Teones Araújo
O deputado Alex da Piatã esteve dois dias internado em consequência de um desconforto estomacal, deixou o hospital para participar da solenidade e retornou para realizar exames. Ele disse que estar ali sendo empossado pela segunda vez era um sentimento de gratidão a Deus, a família, equipe de trabalho, todas as lideranças, e principalmente as 83.209 pessoas que confiaram o voto nele.

De acordo com o parlamentar, a intenção é permanecer forte “com  aquilo que foi maior marca no nosso primeiro mandato que é a nossa presença física, de mandato com ações, indicações, fiscalizações e acima de tudo ouvir o povo”, afirmou.
Rosemberg Pinto
Rosemberg Pinto será o líder do PT na ALBA e segundo ele, vai trabalhar para que o Executivo tenha o respaldo de todos os membros do Parlamento baiano.
 
“Assumo hoje a Liderança do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia. Quero agradecer ao governador Rui Costa pela confiança depositada nessa importante missão de ser o porta voz do seu novo governo no Parlamento baiano. Ser o Líder do Governo é uma função que sempre considerei uma das mais nobres do Parlamento. Desde já, quero declarar a minha total lealdade, amizade e gratidão ao governador, o meu líder e o líder de todos os baianos”.
Tom Araújo comemora sua terceira legislatura
Tom Araújo  foi eleito, segundo secretário da Mesa Diretora. O deputado foi candidato único à vaga da Mesa, indicado pela Liderança da Oposição e acatado pelos demais parlamentares. “A eleição para a vaga da Mesa representa o coroamento do trabalho sério e dedicado que venho desenvolvendo na Assembleia Legislativa, e que contou com o reconhecimento e apoio dos demais deputados”, afirmou Tom.
 
Deputada Fátima Nunes (PT) vai para seu terceiro mandato e comemora o crescimento na sua votação ano a ano, na última eleição recebeu 69.663.
Fátima Nunes em seu quarto mandato
Ela que se auto intitula deputada presente do sertão ao litoral, não escondeu a emoção de fazer parte mais uma vez do parlamento baiano. Segundo ela não foi fácil a disputa no ano passado quando aconteceu muito ataque contra seu partido e ao ex-presidente Lula que foi preso antes das eleições.
 
"Agradeço imensamente a presença de cada eleitor e eleitora, cada companheiro e companheira que através do voto, fez com que eu prossiga nessa missão, na Casa Legislativa, dando continuidade ao nosso projeto, de luta e muito trabalho. Esse quarto mandato será ainda mais de conquistas, com os pés no chão, mas ciente que as barreiras serão muitas”.
 
Redação CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.