CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 22 de março de 2019

ICHU- Março Mulher é encerrado com chave de ouro na UBS Helena Santiago. PICS são destaque no evento.

A Equipe de Saúde da Família Helena Santiago realizou na última quinta feira, 21 de Março de 2019, as atividades voltadas ao Março Mulher, programada através da Secretaria Municipal de Saúde de Ichu Bahia na Unidade Básica Helena Santiago.

No começo da Manhã, as mulheres foram recepcionadas com bombons e música como forma de dar as boas vindas àquele momento. 

Foi realizado cerca de 40 exames de Preventivo, aferição de PA, Glicemia, Testes rápidos de HIV, Sifilis, Hepatite, consulta médica, procedimentos odontológicos bem como as PICS (práticas integrativas e complementares no SUS) que vem sendo bem aceita pela população, alcançando resultados bastante positivos.

Denieire Santiago falou da alegria de poder contar com um número significativo de participantes o que a motiva a oferecer o melhor. Para ela, todas as mulheres merecem aplausos e a equipe tem buscado homenagear a cada uma como representatividade das diversas formas e qualidades de mulheres existentes em Ichu. Como aconteceu em 2018, 11 mulheres foram lembradas nesse dia, sendo exposta suas fotos no painel do ambiente.

Leo Castro, Psicólogo, Rrealizou a técnica da respiração, Para ele, as doenças do corpo acontecem porque a alma esta ferida. toda ação tem uma reação e quando se deixa de falar dos problemas, esses se transformam em doenças o que leva as pessoas muitas vezes  a se intoxicarem de medicamentos quando na verdade uma terapia ou uma boa escuta pode resolver. 

Iran Santiago, Terapeuta Holística trouxe para a roda de conversa, a prática do desaceleramento. Dentro da atividade Iran  introduziu a constelação familiar, técnica criada por  Bert Hellinger (psicoterapeuta alemão), onde se cria “esculturas vivas” reconstruindo a árvore genealógica, o que permite localizar e remover bloqueios do fluxo amoroso de qualquer geração ou membro da família. "Muitas das dificuldades pessoais, assim como problemas de relacionamento são resultados de confusões nos sistemas familiares. Esta confusão ocorre quando incorporamos em nossa vida o destino de outra pessoa viva ou que viveu no passado, de nossa própria família sem estar consciente disto e sem querer. Isto nos faz repetir o destino dos membros familiares que foram excluídos, esquecidos ou não reconhecidos no lugar que pertencia a eles"(http://www.constelacaofamiliar.com.br/).

Constelação Familiar, Reiki, Massoterapia, Ventosa, Auriculo, Alinhamento de Chacras dentre outros foram realizados com as mulheres que sairam do espaço com um desejo renovado de mudança. 

"As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas".(http://portalms.saude.gov.br/)

Vale ressaltar que essas PICS vem sendo aplicadas no município de Ichu Bahia desde 2013, o que desperta o o desejo dos profissionais em se qualificar ainda mais para que todos possam ter acesso a todas as 29 práticas.
Por Cida Carneiro
CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 





























Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.